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Estimativa de Histórias de Usuários

Pessoal,

O ideal é primeiramente eu quebrar uma história em tarefas para depois estimar o esforço de cada tarefa e assim ter o total de uma história? Ou estimo as histórias depois quebro as tarefas?

Ao meu ver seria melhor estimar as tarefas, pois acredito que seria mais assertivo.

O que acham?

Obrigado!!!!!!!

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Olá Bruno,

no Scrum Guide eles não falou exatamente como a planning deve ser feita. Na caelum geralmente o fluxo que a gente segue é:

1) o P.O. apresenta a próxima história mais prioritária do ponto de vista do negócio

2) os Devs discutem a história tecnicamente e quebram a história em tarefas

3) O Devs estimam o esforço para fazer toda a história

No caso é preferível pontuar a história pelo tempo que leva a Planning. Lembre que segundo o Scrum Guide apenas 5% do tempo da Sprint deveria ser usado para esta cerimônia.

O problema é que cada uma das histórias pode ser quebrada em várias tarefas. Imagina por exemplo cada história em média se quebrar em 5 tarefas e o time geralmente pega 8 histórias por sprint. Seriam 40 tarefas para pontuar. Se cada pontuação levar 2 minutos, já seriam gastos pelo menos 80 minutos (1 hora e 20 minutos) de reunião somente na pontuação. Provavelmente você levará bem mais do que apenas 5% do tempo.

Outro motivo para pontuar apenas a história é que tarefa não agrega valor nenhum para o seu cliente. Geralmente uma tarefa terá um viés mais técnico ,só que ela isolada não terá uso ou retorno prático para o cliente/usuário. Então preferimos ter uma métrica de esforço para entregar o valor mesmo para o cliente, que no caso é a história.

O terceiro motivo na verdade é o motivo da gente pontuar. Mesmo talvez sendo mais assertivo pontuar tarefa, qualquer estimativa é no fundo um chute. E chutes tendem a estar errados. A ideia de pontuar a história na verdade é alinhar os desenvolvedores sobre as necessidades do cliente e sobre o que precisa ser feito. Como cada dev vai dar o seu voto individualmente, em geral a primeira rodada haverá muita divergência. Ai a ideia é pedir apenas para quem deu o menor e o maior ponto argumentarem a sua pontuação de esforço. Ouvindo os argumentos o P.O. consegue dizer o que faz ou não sentido em cima do que precisa ser feito. Isso vai alinhar um pouco mais os devs e refazemos a votação. Geralmente na segundo ou terceira votação as estimativas vão convergir e o time estará com uma ideia comum sobre o que precisam desenvolver, independente de quem pegar a história.