2
respostas

Estimar tempo do projeto

Bom dia,

No scrum é realizada estimativas através da historia, mas por muitas vezes precisamos dar uma estimativa antes de iniciar o projeto. Muitas vezes é dada a uma estimativa dentro do backlog do produto criado na primeira reunião. Porém o backlog do produto pode ir aumentando com algumas demandas que apareceram do cliente.

Acredito que isso seja um problema normal que as empresas passem. Como costumam ser lidadas essas novas tarefas? São aceitas e é pedido para o PO priorizar as tarefas? Dessa forma deixando-o informado que talvez não de tempo de terminar todo o projeto no momento?

Obrigado

2 respostas

Se formos seguir o scrum ao pé da letra, o backlog da Sprint e seu conteúdo são totalmente formulados na planning da Sprint e não devem ser alterados durante a Sprint. Contudo, "no mundo real" não é incomum alinhar com o time para analisar em conjunto a possiiblidade de incluir novos itens.

De forma macro, o projeto tem um roadmap inicial. Mesmo não sabendo exatamente o que vai ser feito temos uma ideia, uma visão do que será o produto. Conforme rodamos as Sprints e recebemos os feedbacks esse roadmap vai se modificando. Essas mudanças devem ser bem transparentes com todas as partes envolvidas, por envolver contratos e tudo mais. De forma micro, dentro das Sprints o mundo ideial é que não seja modificado o backlog da Sprint, sendo feito o que foi planejado tendo que o timebox da Sprint é o melhor dentro do que se quer como incremento do produto. Em alguns casos a Sprint pode não fazer mais sentido e "cair", dando início a um novo planejamento e próxima Sprint. Também nesse segundo caso é importante a transparência entre as partes, pois estamos mudando um compromisso firmado no início da Sprint. Como diz aquele ditado, o combinado não sai caro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software