1
resposta

Estimação do fator de sazonalidade

Enquanto seguia os passos do último vídeo, notei que o erro final (valor observado menos valor projetado) ficou menor quando estimei o fator de sazonalidade de cada mês, não como a razão entre sazonalidade + erro e o valor observado daquele mês, mas como a razão entre sazonalidade + erro e a tendência do mesmo. Com esta alteração, o fator de sazonalidade médio forneceu previsões melhores.

1 resposta

Olá Pedro!

Tudo bem?

Achei interessante sua observação, e analisando, faz sentido, já que a reta de tendência está mais próxima das curvas do gráfico. Ela atua como uma espécie(e com muitas aspas, por favor) de um "ponto central", ajustada a menor distância entre todos os pontos. Porém, acredito que se você quiser prever o comportamento real, com os altos e baixos da sazonalidade, você geralmente terá um valor mais assertivo trabalhando com a sazonalidade e o valor do mês. em vez da tendência.

Claro que em alguns casos podemos obter resultados mais ajustados trabalhando com a tendência, porém, acredito que em uma regra geral, é melhor trabalharmos com os dados.

Se quiser ver um pouco mais sobre sazonalidade na análise de dados com o Google Sheets eu produzi esse curso:

https://cursos.alura.com.br/course/data-analysis-previsoes-google-sheets

Dá uma olhada e me fala o que você achou. =)

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software