Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Estilos e preferências de aprendizado

Olá, colegas!

Atividade com ChatGPT

Faça-me 10 perguntas-chave para identificar meu estilo de aprendizagem. Queremos entender como identificar nosso estilo e preferência de aprendizado. Esta identificação é para melhorar nosso processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.

Obs.: Colocarei somente o resultado do teste.

Resultado

Meu resultado indicou um perfil de aprendizagem predominantemente cinestésico/prático, com características visuais complementares. Aprendo melhor quando consigo aplicar o conhecimento na prática, resolver problemas reais e realizar atividades que envolvam experimentação e execução. Recursos visuais, como diagramas, fluxogramas e vídeos, também facilitam minha compreensão dos conteúdos.

Esse resultado mostra que meu aprendizado é mais eficiente quando combino teoria com prática imediata, utilizando exemplos concretos e situações do cotidiano. Por isso, estratégias como exercícios, estudos de caso, projetos práticos e simulações tendem a contribuir significativamente para o meu desenvolvimento e autonomia nos estudos.

1 resposta

Olá, Vanelice! Como vai?

Seus insights sobre estilos e preferências de aprendizado trazem pontos importantes sobre como absorvemos conhecimento e como a Inteligência Artificial pode nos apoiar nessa descoberta.

O perfil cinestésico e visual aponta caminhos claros para seus momentos de estudo. Uma dica para fixar esse aprendizado é transformar a teoria em pequenos projetos ou criar mapas mentais antes de partir para a execução, aplicando isso sempre que iniciar um novo assunto para alinhar a teoria e a prática.

Como você planeja aplicar essas estratégias visuais e práticas nos seus próximos cursos da Alura?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!