Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

estilos CSS não funcionam

Estou com problemas em alguns lugares, com os estilos CSS. As tabelas e botoes funcionam normalmente, mas os avisos como esse :

<p class="text-success">Produto <?=$id?> removido!</p>

não exibem o estilo css esperado, aparecem apenas como texto comum

e a tabela da pagina lista produtos não tem o padding no top.

Alguma ideia do motivo?

Agradeço desde ja!

10 respostas

Olá Raphael,

Você poderia postar o código do seu cabeçalho e do arquivo que são exibidas essas mensagens ?

<?php
include("cabecalho.php");
include("conecta.php");
include("banco-produto.php");

$nome = $_GET["nome"];
$preco = $_GET["preco"];

if(insereProduto($conexao, $nome, $preco)) {
?>
<p class="text-success">Produto <?= $nome; ?>, de valor R$<?= $preco; ?> adicionado.</p>
<?php
}else {
  $msg = mysqli_error($conexao);
?>
<p class="text-danger">Produto <?= $nome; ?> não foi adicionado. <?= $msg; ?></p>
<?php
}
?>

<?php include("rodape.php"); ?>

Cabeçalho

<html>
  <head>
      <meta charset="utf-8">
      <title>Contact Light</title>
      <link href="css/bootstrap.css" rel="stylesheet">
      <link href="css/loja.css" rel="stylesheet">
  </head>

<body>
    <div class="navbar navbar-inverse navbar-fixed-top">
        <div class="container">
          <div class="navbar-header">
            <a class="navbar-brand" href="index.php">Contact Light Store</a>
          </div>

<div>
              <ul class="nav navbar-nav">
                <li><a href="produto-formulario.php">Adiciona Produto</a></li>
                <li><a href="produto-lista.php">Produtos</a></li>
                <li><a href="sobre.php">Sobre</a></li>
              </ul>
            </div>
      </div>
    </div>
    <div class="container">

<div class="principal">

Rodape

</div>

</div>

</body>
</html>

Verifica se o arquivo cabecalho.php está chamando corretamento o arquivo do bootstrap.

Dessa forma:

<link href="css/bootstrap.css" rel="stylesheet">

Pra ficar mais facil vou mandar o link do github com todas as partes do codigo.

https://github.com/rCirelli/loja/commit/09ea518ba51e9854813504c1a6c34c6a320e7cb8

Utilize a opção Inspecionar elemento que possui em praticamente todos os navegadores atuais, sobre o elemento <p class="text-success">Produto <?=$id?> removido!</p> pra ver quais estilos estão sendo aplicados, se não há sobreposição de estilos ou até mesmo pra saber se os arquivos de estilo estão sendo carregados.

Essa linha

<p class="text-success">Produto <?=$id?> removido!</p>

esta escrita exatamente assim no codigo, mas parece que não funciona direito. Assim como a centralização de texto e padding.

A linha que está com problema você já mostrou, o que eu quis dizer é pra você clicar com o botão direito sobre o elemento que não está aplicando o estilo (no seu caso é o Produto x removido!) e escolher a opção Inspecionar elemento.

Essa é uma ferramenta que vai te ajudar a descubrar muitos erros sozinho.

Segue abaixo um exemplo de como utilizá-lo:

Inspecionar elemento

Estou utilizando a versão developer do Firefox, mas será praticamente o mesmo no Chrome. Veja que no lado inferior direito está mostrando as regras de CSS que estão sendo aplicadas no botão.

solução!

Entendi, segui a dica e encontrei um erro no css. mas o codigo está igual o mostrado no curso, então não sei a causa.

https://postimg.org/image/tocm0wtxp/

EDIT:

parece que encontrei o problema... aparentemente o arquivo loja.css deveria estar dentro da pasta css (obvio) mas eu na inocencia em seguir o curso a risca não percebi isso, e isso tambem não foi dito em nenhum momento durante o curso... enfim, só mais um dos problemas desse tipo que estou tendo com a alura...

obrigado pela ajuda!

Acontece as vezes quando estamos tão acostumados a fazer algo e esquecermos de passar os detalhes ao ensinar pra alguém. Eu mesmo fazendo os cursos aqui apontei um ou outro ajuste nos exercícios. Utilize o botão Sugerir melhoria sempre que encontrar algo do tipo pra ajudar outros alunos.