Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Estilo SMART

1. Específica:
    Quero me desenvolver na área de programação Full Stack, aprendendo e aprimorando minhas habilidades em front-end e back-end, utilizando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, PHP, Java e Python para criar aplicações completas e funcionais.

2. Mensurável:
    Pretendo medir minha evolução através da criação de projetos práticos, exercícios diários e desenvolvimento de aplicações cada vez mais completas, acompanhando meu progresso pelo número de projetos finalizados e novas tecnologias aprendidas.

3. Atingível:
    Esse objetivo é atingível porque já estudo programação, pratico desenvolvimento diariamente e tenho interesse constante em aprender novas ferramentas e melhorar minha lógica de programação.

4. Relevante:
    Esse objetivo é importante para mim porque desejo crescer profissionalmente na área da tecnologia, desenvolver projetos próprios e construir experiências que possam gerar oportunidades no futuro.

5. Temporal:
    Pretendo evoluir continuamente ao longo dos próximos meses, criando projetos práticos regularmente e fortalecendo minhas habilidades Full Stack para alcançar um nível mais profissional no futuro.

1 resposta
solução!

Olá, Otavio. Como vai?

Parabéns por aplicar a metodologia SMART em seu planejamento de estudos! É muito comum que alunos iniciem a jornada na programação com metas vagas, como "quero aprender a programar", mas a forma como você estruturou seus objetivos demonstra um alto nível de clareza sobre o caminho que deseja percorrer.

Sua meta está muito bem fundamentada, mas para que ela seja ainda mais eficaz e ajude você a manter o foco, gostaria de sugerir alguns ajustes pontuais, especialmente no pilar Temporal, que é onde muitos estudantes encontram desafios:

• Refinando a Especificidade: Você citou uma lista extensa de tecnologias (PHP, Java, Python). Uma boa prática para o início da jornada Full Stack é focar em uma "stack" por vez para evitar a sobrecarga cognitiva. Por exemplo: focar em JavaScript para o Front-end e Java para o Back-end antes de pular para PHP ou Python.
  • Tornando Mensurável: Além de contar o número de projetos, você pode definir um indicador mais técnico, como: "Finalizar 3 projetos completos (com banco de dados e interface) e realizar pelo menos 5 commits semanais no GitHub". Isso cria um rastro de progresso mais concreto.
  • Ajuste no Temporal: Para uma meta ser SMART, o "T" (Time-bound) precisa de uma data de término ou marcos definidos. Em vez de "próximos meses" ou "no futuro", tente estabelecer algo como: "Pretendo completar meu primeiro projeto Full Stack funcional até o final de agosto de 2026". Ter um prazo final gera a urgência necessária para evitar a procrastinação.

A metodologia SMART é como um mapa: quanto mais precisas as coordenadas, mais fácil é chegar ao destino sem se perder nas inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece. Você já tem a base e o interesse, agora é só colocar as datas no calendário e seguir firme na prática!

Espero que possa ter lhe ajudado!