Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Estilização de Aplicações JAVA com JSP

Boa noite,

Sou novo em programação Java e acredito que minha pergunta pode soar muito basica e até estranha. Com os estudos que fiz no Alura até agora vi muito a utilização do JSF, Mas me pergunto como funciona a Estilização dos elementos JSF, Até o momento não entendo como isso seria feito. Acredito que a aparência é muito importante para qualquer sistema, mas me parece que aplicações java estão condenadas a feias, é isso mesmo? Mesmo com a utilização de bibliotecas de tags como Primefaces não vejo muita flexibilidade comparado a construção de um sistema utilizando php por exemplo(Em relação a Estética da Aplicação e a facilidade da personalização dos estilos/layout)

Algum pode me dar uma luz?

3 respostas

Ola Marcos, tudo bem ?

A ideia é que independente de qual framework usemos no backend com Java (seja JSF com os componentes Primefaces, seja Spring MVC, ou até mesmo apenas a espec de Servlets com as JSPs), nossas views invariavelmente vão se tornar conteúdo html quando renderizadas no browser. Sendo assim podemos usar, aliados à marcação HTML, as folhas de estilo CSS definindo a estilização adequada pra cada componente. Podemos utilizar referências na marcação HTML dos nossos componentes, como classes css ou até mesmo identificações nos elementos, e ter toda a gama de seletores css pra recuperá-los e estilizá-los normalmente. Basta prever a marcação HTML gerada pelas suas views e importar o estilo CSS planejado para cada uma delas, o que será levado em conta na hora do navegador desenhar sua tela.

Espero ter ajudado no pensamento. Abraço!

solução!

Bom dia Marcos,

Nada te impede de utilizar CSS em qualquer projeto web, seja Java, PHP, etc. Nada te impede também de utilizar o Bootstrap por exemplo, seja em Java, PHP, etc.