Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Estilização de Aplicações JAVA com JSP

Boa noite,

Sou novo em programação Java e acredito que minha pergunta pode soar muito basica e até estranha. Com os estudos que fiz no Alura até agora vi muito a utilização do JSF, Mas me pergunto como funciona a Estilização dos elementos JSF, Até o momento não entendo como isso seria feito. Acredito que a aparência é muito importante para qualquer sistema, mas me parece que aplicações java estão condenadas a feias, é isso mesmo? Mesmo com a utilização de bibliotecas de tags como Primefaces não vejo muita flexibilidade comparado a construção de um sistema utilizando php por exemplo(Em relação a Estética da Aplicação e a facilidade da personalização dos estilos/layout)

Algum pode me dar uma luz?

3 respostas

Ola Marcos, tudo bem ?

A ideia é que independente de qual framework usemos no backend com Java (seja JSF com os componentes Primefaces, seja Spring MVC, ou até mesmo apenas a espec de Servlets com as JSPs), nossas views invariavelmente vão se tornar conteúdo html quando renderizadas no browser. Sendo assim podemos usar, aliados à marcação HTML, as folhas de estilo CSS definindo a estilização adequada pra cada componente. Podemos utilizar referências na marcação HTML dos nossos componentes, como classes css ou até mesmo identificações nos elementos, e ter toda a gama de seletores css pra recuperá-los e estilizá-los normalmente. Basta prever a marcação HTML gerada pelas suas views e importar o estilo CSS planejado para cada uma delas, o que será levado em conta na hora do navegador desenhar sua tela.

Espero ter ajudado no pensamento. Abraço!

solução!

Bom dia Marcos,

Nada te impede de utilizar CSS em qualquer projeto web, seja Java, PHP, etc. Nada te impede também de utilizar o Bootstrap por exemplo, seja em Java, PHP, etc.

Contudo, acho válido esclarecer duas coisas: primeiro, JSF não é mais uma forte tendência, tem seus pontos positivos e negativos como toda tecnologia, mas eu não vejo como tecnologia em ascensão mais, então não a considere como um Padrão de desenvolvimento do Java para Web. Existem soluções mais em uso no mercado, faça algumas buscas no Google Trends, converse com devs lá de fora, você verá que pouco se pede JSF, frameworks MVC em JS tem crescido muito, Single Page Applications, etc.

O segundo ponto, é que o JSF carece de flexibilidade sim na hora de estilizar, e não só já tive como conheço diversos desenvolvedores competentes que sofreram para aplicar estilos muito específicos em componentes criados a partir do JSF. Este framework seria muito útil para criação de página internas corporativas, painéis administrativos, etc, mas dificilmente você veria algum time escolhendo um JSF como framework para um e-commerce (não significa que não exista por aí, existe sim, e alguns ficam legais até), mas realmente te limita quanto a estilização.

Se você vai usar Java para Web e sua solução tem requisitos críticos de design e estilização, considere não utilizar frameworks que influenciam demais na camada de view, logo um back-end Java com um front-end mais puro de HTML 5, CSS 3 e JS terão a flexibilidade que você precisará. Ainda te permitirá usar alguns frameworks de JS como jQuery, entre outros.

Espero ter contribuído, abraços.

Obrigado Emerson e Rafael, Me ajudaram muito. Conseguirei direcionar melhor meus estudos. Abraços!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software