1
resposta

Estereótipo de <<webservice>> no Site de Vendas e no E-Learning

Não entendi muito bem porque foi colocada a anotação de << webservice >> nos componentes Site de Vendas e E-Learning, visto que não foi mencionado nada sobre isso durante o vídeo e o texto.

Eu entendo que o Badges deva conter o esteriótipo por causa da comunicação via REST com o E-Learning. Mas, se não foi mencionado que os demais componentes também oferecem serviços REST, acho que não deveriam conter o esteriótipo porque pode ficar confuso.

Entendo que numa situação real, é bem provável que o componente Site de Vendas e o E-Learning apresentem serviços REST, só não entendi o porquê do esteriótipo << webservice>> aqui.

1 resposta

Caro Adônis,

Parabéns pelo comentário, que denota grande atenção aos detalhes do conteúdo técnico transmitido.

Sobre os 2 pontos principais que você colocou seguem alguns esclarecimentos adicionais:

- Esteriótipo Webservice

Foi usado só para reforçar que se tratam de aplicações interna web, complementando a identificação no esteriótipo externo usado no PayPal.

- REST

Foi usado apenas para representar e qualificar, para fins de didática as diversas representações de protocolo de comunicações entre diferentes componentes.

Enfim, seus pontos fazem todo o sentido fora do universo acadêmico desta aula. A qual tem por objetivo, transmitir de maneira rápida e objetiva, a finalidade e as possibilidades de uso do Diagrama de Componentes da UML.

Bons Estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software