3
respostas

Estendendo a formatação condicional de escala tricolor para toda a linha

Boa noite!

Ao fazer o exercício anterior que consistia em formatar condicionalmente a coluna dos pedidos pendentes eu consegui estender a formatação condicional para toda a linha, usando essa fórmula.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como faço pra fazer a mesma coisa com a escala tricolor?

Desde já, eu agradeço a atenção.

3 respostas

Oii, Lucas! Tudo bom?

Parabéns por colocar em prática a sua atividade, ficou muito bom!

No Excel, é aplicado o degradê dentro de cada célula individualmente ou no intervalo selecionado como um bloco único, mas não faz um degradê contínuo entre células diferentes automaticamente.

Exemplo:
  • Abra a planilha do Excel.
  • Selecione a tabela e clique em Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra.
  • Selecione o Tipo de Regra: Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formadas.
  • No campo da Edicação da regra use a fórmula: = $G2="Conluído".
  • Clique em Formatar
  • Na aba Preenchimento, clique em Efeitos do Preenchimento.
  • Abrirá a janela Gradiente, na qual você escolhe a Cores como Duas cores.
  • Sombreamento como Vertical
  • Selecione em Variações a direção do sombreamento que desejar.
  • Finalize clicando em Ok .

Interface do Excel com a janela "Nova Regra de Formatação" aberta. A opção "Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira" está selecionada com a fórmula "=G2>'Concluído'". A aba "Preenchimento" está ativa, com a cor azul escura escolhida e um gradiente horizontal aplicado. No lado direito, há uma tabela com categorias (Ficus, Plantas, etc.) e valores em reais (R$). A janela de formatação tem botões "OK" e "Cancelar"

E repita o processo para Pendente ou de acordo com o seu foco.

Uma sugestão para ser aplicado na linha toda é, gerar uma nova guia, copiar os dados da planilha, mesclar as células e aplicar a formatação condicional.

Espero que as sugestões sejam válidas e conte sempre conosco para te auxiliar.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Nathalia, boa noite! obrigado pela resposta!

Me desculpe acho que o meu print não refletiu bem a minha dúvida... permita-me, por favor, refazer a questão.

Na aula em questão havia um exercício proposto para formatar condicionalmente uma coluna de preços de acordo com uma escala tricolor... para fazer isso o caminho e o resultado eram esses:

Por padrão, as regras dessa formatação condicional acima estão dessa forma:

Eu consegui obter o mesmo resultado mudando o tipo da regra de "valor mais baixo"/"percentil"/"valor mais alto" para ter como parâmetro as seguintes fórmulas:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEntão, eu pensei que ao mudar o raio de aplicação dessa regra somente do intervalo $E:$E para o intervalo $A:$H, eu conseguiria que a formatação condicional da coluna E se estendesse para todas as células da linha (de acordo com os valores da Coluna E), mas não foi o que aconteceu. Fazendo isso obtive o seguinte resultado:

Queria trazer esses pontos para discussão e para saber se seria possível obter o resultado que eu pretendia.

Desde já, agradeço a atenção.

Oii, Lucas! Tudo bem?

Imagina, obrigada por retornar com mais detalhes!

O problema aconteceu porque a formatação condicional analisou todos os valores no intervalo A:H, e não só os da coluna E. A formatação tricolor não consegue comparar diretamente tipos diferentes, como texto, números e datas. Por isso, ela não se limitou à coluna E e aplicou a regra de forma confusa.

Então a minha sugestão é:

• Aplicar a aplicar as regras indo em Formatação Condicional > Nova Regra > Usar uma fórmula para determinar para quais células a formatação será aplicada.

• Para ter o resultado em que as linhas onde o valor na coluna E é mais alto (próximo de 270.00) serão verdes, teste o exemplo abaixo:

=$E2>=MÉDIA($E$2:$E$22;)+0,5*(MAIOR($E$2:$E$22;1)-MÉDIA($E$2:$E$22;))
  • Para ter o resultado em que as linhas onde o valor na coluna E é médio (próximo da média, que é cerca de 104.00) serão amarelas:
=E($E2>=MÉDIA($E$2:$E$22;)-0,5*(MÉDIA($E$2:$E$22;)-MENOR($E$2:$E$22;1));$E2<MÉDIA($E$2:$E$22;)+0,5*(MAIOR($E$2:$E$22;1)-MÉDIA($E$2:$E$22;)))
  • Para ter o resultado em que as linhas onde o valor na coluna E é mais baixo (próximo de 20.00) serão vermelhas.
- =$E2<MÉDIA($E$2:$E$22;)-0,5*(MÉDIA($E$2:$E$22;)-MENOR($E$2:$E$22;1))

Tente aplicar esses exemplos e observe se funciona como esperado, você pode também ajustar a fórmula, condições e cores para chegar o mais próximo do que você deseja. Resultado do teste aplicado.

Agradeço pela interação e qualquer dúvida, conte conosco aqui no fórum! :D

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!