5
respostas

Este curso tem a didática muito ruim!

Estou tentando aprender o node.js e achei o curso muito fraco! Perde muito para os concorrentes de cursos de outras plataformas online. A nota do curso é baixa se comprado com as notas dos cursos cujos instrutores são o Flávio ou o Guilherme. Node é uma coisa fundamental hoje em dia e acho que por isso não deveriam aceitar com curso com uma nota inferior a 9. Aliás, qq curso que tenha uma nota inferior a 9 deveria ser revisado. Outra coisa é que esse curso é feito em sublime. Acho que a maioria das empresas que programam em node usam o Visual Studio. Por favor Flávio ou Guilherme, desenvolvam um novo curso de node e sejam os instrutores, o planeta agradece!

5 respostas

Olá, Tathiana.

Obrigado pelo seu feedback. Vou passar para o time de revisão de conteúdo e também para o Guilherme e Flávio que você comentou. Desculpa por não termos atendido sua expectativa sobre o curso e a didática.

Oi Tathiana! Eu ainda não fiz esse curso de Node.js para poder ajudar você ainda melhor, esta na minha lista! No entanto, ficou claro para mim que ele não atendeu suas expectativas. A boa notícia é que você pode submeter diretamente para a Aula um pedido de regravação ou até um novo curso de Node através desse link (ele fica no footer da página):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwKyaSvuFXK9SmMJoLPuYAS2qD_XAAnZPxMZij9qVeflbhBg/viewform

Eu posso até preencher o formulário pedindo um novo curso de Node, porém ficaria melhor ainda se você preenchesse pois seu e-mail fica registrado.

Nesse tempo, há um curso meu que aborda o Node.js, mas é dentro da MEAN stack. Não sei se é o seu foco. Ele também exige que o aluno tenha feito o curso de Angular 1. Talvez, dar uma assistida neste meu curso para engrandecer o que você aprendeu no curso do Node pode ajudar.

Além disso, sinta-se livre para postar suas dúvidas sobre o curso. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, me diga, por favor.

O Flávio tem uma ótima didática. Este curso com ele ficaria ótimo mesmo, além de fazer sentido como sendo uma continuação dos outros cursos de javascript que ele preparou aqui na Alura. De qualquer forma, seria legal se a Tathiana conseguisse pontuar o que exatamente ela acha que pode ser melhor? A velocidade? explicações? paralelo com o dia-a-dia?

Só quero reforçar o pedido da Tathiana, pois eu fiquei cada vez mais confuso nas aulas deste curso. Com todo respeito ao professor claro, ele é uma pessoa muito inteligente e obviamente o objetivo dele era fazer o curso com uma didática boa. Respondendo a pergunta do Denis, acredito que a velocidade é alta, a explicação é pouco intuitiva (ou indutiva) e principalmente o professor usa um vídeo inteiro para nos fazer escrever um código (que não foi fácil entender) pra que no próximo vídeo ele nos faça apagar e escrever tudo de outra forma. Eu faço anotações das aulas (pra no final criar um resumo) e essa metodologia fez bagunçar tudo minhas anotações porque tive que "me ensinar" a fazer a mesma coisa de diferentes formas ao invés de simplesmente dizer "qual é a melhor forma e porquê", bastava mostrar rapidamente o código que seria apagado e pedir pros alunos "pessoal vou mostrar rapidamente um trecho de código e explica-lo mas não precisam escrever porque logo ensinarei vocês a fazer isso de uma forma melhor, isto é apenas para vocês entenderem a mecânica".

Sim, o curso é muito corrido, as aulas são muito longas , além de que em um aula são abordados muitos assuntos. Fiquei perdida logo nas primeiras aulas. Acho que o curso primeiramente deveria ter um projeto final simples, como um CRUD de dados em uma pagina html. E esse projeto final deveria ser mostrado logo no inicio do curso como objetivo proposto, para a gente não ficar perdido quanto ao que se deseja construir. Outra coisa muito ruim é o editor utilizado, acho que o curso deveria ser no visual studio (já que é a ferramenta mais utilizada no mercado para esse propósito) e não no sublime. Logo na primeira aula não tem um vídeo com um passo a passo da instalação do node e configuração. Só está escrito e é de difícil entendimento. Em todos os outros cursos, como o de Java por exemplo, existe uma aula apenas pra instalação do eclipse, a instalação da jdk, a instalação do tomcat. Nesse curso foi tudo "cuspido". Parecia que o professor estava com pressa. Enfim, para saber o que mudar é simples: assistam ao curso de JS avançado I do Flávio e em seguida esse de Node. As diferenças são gritantes! As aulas do Flávio são bem mais curtas, abordam um tema por vez, ele fala mais devagar e com muito mais clareza e ainda faz umas "piadinhas" (do tipo : "Estou cansado de ouvir a minha voz...) o que torna o curso mais leve). Tentei acessar o link que o próprio Flávio me passou, porém o link é para dar sugestões de um novo curso e não para mudar o instrutor e regravar um curso já existente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software