6
respostas

está dando erro na integracao do gemini com node

quem pode me ajudar a fazer a parte inicial do curso funcionar? acredito que por uma diferenca de versoes nao consigo achar as informacoes que estao no curso, nos softwares

6 respostas

Olá, Henrique! Como vai?

Para entender melhor o que está acontecendo, poderia nos dar mais alguns detalhes sobre o erro? Por exemplo, se há alguma mensagem específica sendo exibida no terminal ou se alguma etapa da criação da API Key ou da configuração da variável de ambiente está diferente do esperado. Também seria útil saber a versão do Node.js que você está usando, já que algumas mudanças de versão podem afetar o funcionamento da integração.

Fico no aguardo e à disposição

eu tento executar o index.js e inicia, mas depois da esse erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Henrique.

Pelo log, parece que é um erro de requisição para o gemini, você teria o código em um repositório? Assim eu posso conferir com mais cuidado o que pode estar acontecendo. Se não tiver, pode enviar o código aqui pelo fórum mesmo, só tendo o cuidado de formatar o código, por favor.

Fico no aguardo e à disposição

Ola, eu tambem acho que é a requisicao para o GEMINI, considero que preciso um passo a passo bem didatico para fazer funcionar essa parte. quanto ao codigo, eu tenho aqui um que copiei da resolucao do exercicio no curso (3751-gemini-com-node-aula02)

Olá, Henrique.

Tendo como base o arquivo 3751-gemini-com-node-aula02, você precisa dos seguintes passos:

1. Instalar as dependências do projeto: Se você olhar o arquivo package.json, vai notar que existe uma dependência chamada "@google/generative-ai": "^0.8.0", você pode fazer a instalação com o comando npm install.
  2. Configurar a variável de ambiente: Se você pretende em algum momento deixar o projeto publico em algum repositório, é importante fazer essa configuração para proteger a sua chave da api. Uma forma de fazer isso é instalando a dependência dotenv (pela imagem que você mandou parece que já tem ela em seu projeto, mas confere o package.json se ela consta como dependência, se não estiver listada, você pode fazer a instalação com o comando npm install dotenv.

Ao instalar, ou se já tiver instalada, você precisa definir a sua variável. Para isso, no seu arquivo .env você precisa passar o nome e o valor para a variável que deseja utilizar. Dessa forma:

GEMINI_API_KEY=CHAVE_DA_API

Troque CHAVE_DA_API pela sua chave, e confira se o nome da variável no seu arquivo .env é o mesmo sendo usado na requisição.

No arquivo onde você vai usar a variável, você precisa importar o dotenv e executar o configDotenv():

import { configDotenv } from 'dotenv';

configDotenv()

const genAI = new GoogleGenerativeAI(process.env.GEMINI_API_KEY);

Essa é a base necessária para fazer a requisição.

Espero ter ajudado! Faça os teste, precisando de ajuda, estou a disposição!

veja o resultado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

mesmoInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

mesmo erro