2
respostas

ESTA DANDO ERRO NA

Ola tudo bem? Eu estou fazendo curso sobre Gemini e Node.js: integrando sua aplicação com a API do Google Gemini e Node.js: integrando sua aplicação com a API do Google, no terminal comando eu clico "node index.js" e apertei enter, la

"Me fale sobre o destino que deseja conhecer: Flamengo" e apertei enter e da erro. Queria saber o que esta acontecendo?

Aqui esta o comando abaixo (erro):

PS C:\Alura_Curso\Projeto_Agencia_de_Viagem> node index.js
Me fale sobre o destino que deseja conhecer: Flamengo
file:///C:/Alura_Curso/Projeto_Agencia_de_Viagem/node_modules/@google/generative-ai/dist/index.mjs:412
    throw new GoogleGenerativeAIFetchError(`Error fetching from ${url.toString()}: [${response.status} ${response.statusText}] ${message}`, response.status, response.statusText, errorDetails);
          ^

GoogleGenerativeAIFetchError: [GoogleGenerativeAI Error]: Error fetching from https://generativelanguage.googleapis.com/v1beta/models/gemini-pro:generateContent: [400 Bad Request] API key not valid. Please pass a valid API key. [{"@type":"type.googleapis.com/google.rpc.ErrorInfo","reason":"API_KEY_INVALID","domain":"googleapis.com","metadata":{"service":"generativelanguage.googleapis.com"}}]
    at handleResponseNotOk (file:///C:/Alura_Curso/Projeto_Agencia_de_Viagem/node_modules/@google/generative-ai/dist/index.mjs:412:11)
    at process.processTicksAndRejections (node:internal/process/task_queues:95:5)
    at async makeRequest (file:///C:/Alura_Curso/Projeto_Agencia_de_Viagem/node_modules/@google/generative-ai/dist/index.mjs:385:9)
    at async generateContent (file:///C:/Alura_Curso/Projeto_Agencia_de_Viagem/node_modules/@google/generative-ai/dist/index.mjs:830:22)
    at async run (file:///C:/Alura_Curso/Projeto_Agencia_de_Viagem/index.js:16:18) {
  status: 400,
  statusText: 'Bad Request',
  errorDetails: [
    {
      '@type': 'type.googleapis.com/google.rpc.ErrorInfo',
      reason: 'API_KEY_INVALID',
      domain: 'googleapis.com',
      metadata: { service: 'generativelanguage.googleapis.com' }
    }
  ]
}

Node.js v20.17.0
PS C:\Alura_Curso\Projeto_Agencia_de_Viagem>
2 respostas

Olá, Tiago, como vai?

O erro que você está recebendo indica que a chave de API utilizada não é válida. Para corrigir isso, siga estes passos:

1. Criar uma chave: Se ainda não tiver uma chave, você pode gerar uma ao clicar no botão azul escrito Get API key, depois em Criar chave de API e seguir os passos até aparece um botão escrito Copiar com a sua chave escrita ao lado, se já tiver a chave e só quiser copiar, pode só ir até a sua lista de chaves (passo 3 na imagem) e clicar na chave de API que vai aparecer uma janela para copiar sua chave.

dashboard do google ai studio com os passo numerados para gerar uma chave de API

2. Definir a variável de ambiente: No terminal, configure a chave como uma variável de ambiente. Se estiver no Windows, use:

set GEMINI_API_KEY=SUA_CHAVE

Para Linux ou macOS, o comando é:

export GEMINI_API_KEY=SUA_CHAVE

3. Executar o código: Com a variável configurada, execute novamente o comando node index.js no terminal para testar.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado mas nao deu certo, e vou dessistir esse curso sobre IA. Eu nao gostei mesmo..... Vou foca outro. Fui....