Senhoras e senhores, estava bem feliz fazendo o código. Fui testando passo a passo, tudo perfeito. No último teste, em que eu ia finalizar tudo, deu um erro.
meu código: alert('Bem vindo ao jogo do número secreto') let numeroSecreto = 5; console.log(numeroSecreto); let chute; let tentativas = 1;
//enquanto o chute não for igual ao número secretro
while (chute != numeroSecreto) {
chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
//se chute for igual ao número secreto
if (chute == numeroSecreto) {
alert(Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} tentativas
);
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
alert(o número secreto é menor que ${chute}
);
} else {
alert(o número secreto é maior que ${chute}
);
}
// tentativas = tentativas + 1;
tentativas++;
}
}
O erro: (número secreto era 5). Qunado eu fazia os testes entre 1 a 4, tudo normal, "o numero secreto é maior que o chute". O problema é quando eu digitava algo maior que 5, aparecia a mensagem "Isso ai! Você descobriu...". Verifiquei várias vezes, meu código estava igual ao do vídeo. Então tive a ideia de mudar " if (chute == numeroSecreto) {" por "if (chute === numeroSecreto) {", talvez faltasse exatidão. Funcionou mais ou menos. Fazia duas ou uma tentativa e aparecia assim: achei até engraçado, tentei mais uma vez e passou das 40 mil tentativas e meu computador ficou exigindo mais do processador (dava pra ouvir a ventoinha do coitado chorar haha). apaguei os "===" daquela linha, coloquei novamente apenas "==". dei F5 na página. E foi, normal. Foi perfeito, tudo certo. Não sei explicar o que houve. Eu já tinha dado F5 várias vezes, tinha salvo várias vezes, antes e depois da alteração do "==".
Alguém consegue ter alguma ideia do que aconteceu? Fiquei curioso, mas gosto de acreditar em magia dentro da programação haha :)
Abraços, Nicolas