Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Esse seria um bom tema para uma aula.

Essas particularidades poderiam ser tratadas em uma aula específica hands-on. Ficando melhor para entender as peculiaridades e boas práticas.Existe alguma aula que trate desse ponto?

1 resposta
solução!

Olá! Entendo que você gostaria de uma aula mais prática e hands-on sobre boas práticas de refatoração e legibilidade de código em C#.

Infelizmente, não temos uma aula específica sobre esse tema no momento. No entanto, a atividade que você está fazendo já traz algumas dicas importantes. Por exemplo, a Microsoft recomenda o uso de IEnumerable<T> em vez de ArrayList ou List<T> em APIs públicas. Isso porque o IEnumerable<T> é mais genérico e seguro, pois o cliente da solicitação não pode alterar o retorno.

Aqui está um exemplo de como você pode aplicar essa prática:

public IEnumerable<T> GetItems()
{
    List<T> items = new List<T>();
    // preencha a lista de items
    return items;
}

Neste exemplo, a função GetItems() retorna um IEnumerable<T>. Mesmo que a implementação interna use uma List<T>, o cliente da API só vê um IEnumerable<T>, que não pode ser alterado.

Além disso, é recomendado utilizar a Collection<T> ou classes da hierarquia de Collection<T> para acesso a propriedades ou valores que representam coleções de leitura/gravação. Para coleções que devem ser somente leitura, use ReadOnlyCollection<T>.

Espero que esses exemplos ajudem a ilustrar as boas práticas que a atividade está recomendando. Lembre-se, a prática é a melhor maneira de aprender e se familiarizar com essas diretrizes. Portanto, tente aplicá-las em seu próprio código sempre que possível.

Espero ter ajudado e bons estudos!