1
resposta

Esse programa nunca se encerra?

Boa tarde pessoal!

Fiquei com uma dúvida. Os programas que fizemos até esse capítulo sempre terminavam. Eles começavam na primeira linha, iam percorrendo de cima para baixo no código e encerravam na ultima linha. O resultado era por exemplo mostrar um desenho na tela. Nos exercícios desse capitulo nós podemos desenhar quantas bolinhas quisermos, ao clicarmos na tela. Então o programa nunca se encerra? Qual a diferença desse programa para os outros?

1 resposta

Pelo que eu entendi a diferença é que os programas anteriores eles eram "automáticos", o interpretador ia lendo linha por linha e executando até ele ler todas as instruções e finalizar.

Já o da bolinha ele tem uma parte do código que só até "ativada" quando acontece um evento, no caso o clique do mouse. Nesse caso parece que o compilador lê todo o código e depois fica esperando o evento que "ativa" o desenhar bolinha. E pelo visto toda vez que você clica ele chama a função que pinta a bolinha e volta "aguardar" o evento ocorrer novamente. Parece tipo o comportamento de programas como Excel, word, paint, etc eles abrem e ficam ativos "aguardando" o usuário fazer algo ou fechar o programa.

Essa é percepção que eu tive.

Espero ter contribuído com algo.

Abraços!