1
resposta

esse foi meu codigo, deu certinho, porem eu fiquei na duvida sobre quando estabelecer um limite , por exemplo: no caso estivesse proximo atingir o limite... deu certo mas foi sem querer. queria entender melhor

total_d = float(input("Digite o total dos seus gastos."))

if total_d > 3000: print("Voce ultrapassou o limite gastos !") elif total_d == 3000: print("atençao! voce atingiu o limite nao gaste mais !!") elif 2500 <= total_d > 2500: print("atençao! voce esta proximo de atingir o limite!") else: print("voce esta dentro do limite")

1 resposta

Oi Gabriel,

Percebo sua dúvida sobre como definir limites em condicionais, e é ótimo que você esteja buscando entender melhor! 👍

No seu código, a condição elif 2500 <= total_d > 2500: não funciona como esperado. Em Python, essa expressão é avaliada da esquerda para a direita, então ela verifica se 2500 <= total_d e o resultado dessa comparação (que será True ou False) é comparado com > 2500, o que não faz sentido.

Para verificar se o valor está próximo do limite, pode verificar, apenas, se o valor está é maior ou igual a 2500, pois se for maior ou igual a 3000 já foi tratado em condição anterior.

Você pode usar:

total_d = float(input("Digite o total dos seus gastos."))

if total_d > 3000:
    print("Você ultrapassou o limite gastos!")
elif total_d == 3000:
    print("Atenção! voce atingiu o limite não gaste mais !!")
elif  total_d >= 2500:
    print("Atenção! voce esta proximo de atingir o limite!")
else:
    print("Você está dentro do limite")

Para saber mais: Operadores de comparação em Python.

Continue praticando e explorando as possibilidades da linguagem! 💻