Despois de várias tentativas sem sucesso, precisei olhar a resolução de alguns colegas para conseguir fazer. Entendo a lógica, mas tenho dificuldade para lembrar os comandos.
<canvas width = "600" height = "400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // iniciar com blue
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log(x + ', ' + y);
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2*3.14);
pincel.fill();
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
/*
alert(cores[indiceCorAtual]);
*/
if(cores[indiceCorAtual] == 'blue') {
alert("Azul");
}
if(cores[indiceCorAtual] == 'red') {
alert("Vermelho");
}
if(cores[indiceCorAtual] == 'green') {
alert("verde");
}
if(indiceCorAtual == 3) {
alert("Azul");
}
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>