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Esse foi bem confuso, mas olha aí para ver se deu certo!

Despois de várias tentativas sem sucesso, precisei olhar a resolução de alguns colegas para conseguir fazer. Entendo a lógica, mas tenho dificuldade para lembrar os comandos.

<canvas width = "600" height = "400"></canvas>

<script>

var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');

pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


        var cores = ['blue', 'red', 'green']
        var indiceCorAtual = 0;  // iniciar com blue


function desenhaCirculo(evento) {

    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

    console.log(x + ', ' + y);
    pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];  

    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, 10, 0, 2*3.14);
    pincel.fill();

}

tela.onclick = desenhaCirculo; 

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        /*
        alert(cores[indiceCorAtual]);
        */

        if(cores[indiceCorAtual] == 'blue') {

            alert("Azul");        
        }

        if(cores[indiceCorAtual] == 'red') {

            alert("Vermelho");        
        }

        if(cores[indiceCorAtual] == 'green') {

            alert("verde");        
        }

        if(indiceCorAtual == 3) {

            alert("Azul");        
        }

         if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; 
        }
        return false;  
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;



</script>
1 resposta

Oi Welmer.

Ficou ótimo! Não se preocupe, os comandos mais comuns a gente vai gravando com o tempo. Outros, quando precisamos lembrar, consultamos o Google mesmo.