Fiquei com dúvida em relação ao uso, isso seria a responsividade ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com dúvida em relação ao uso, isso seria a responsividade ?
Boa tarde, Guilherme. Não existe a obrigatoriedade de usar a função calc em todo projeto. Ela é usada de acordo com a sua necessidade. Costuma-se usar a função calc para trabalhar dimensões de modo a tornar a página mais responsiva.
Imagine que você tenha dentro da tag main uma imagem que tenha uma largura igual a width: 377px e você quer centralizar esta imagem na página.
Mas você quer fazer isto de um modo responsivo, sem utilizar um valor fixo de largura total da página.
Um modo de fazê-lo seria com a função calc, da seguinte forma:
img {
margin: 0 calc((100% - 377px) / 2);
}Desta forma, qualquer que seja a largura da tela do seu navegador, você conseguirá centralizar a imagem apenas reservando à margem a largura restante após subtraída a largura da imagem.
Obs: Este cálculo de centralização é o cálculo base da propriedade auto no margin: 0 auto
Espero que tenha conseguido sanar sua dúvida. Qualquer dúvida estou à disposição.