9
respostas

Essa ferramenta só funciona em imagens que tem o fundo claro?

Tentei aplicar em uma foto com fundo escuro e não consegui o mesmo resultado

9 respostas

Bom dia Cândido, tudo bem ^^

Esta ferramenta funciona baseada no contraste da imagem.

Então se por exemplo uma imagem tiver um fundo escuro, a iluminação tem que conseguir fazer com que a forma que você quer selecionar(a pessoa no caso) esteja claro o suficiente para que você consiga destacar parte da imagem do fundo.

Ela funciona melhor em fundos mais claros, pois é mais fácil de criar o contraste com sombras entre o personagem e o fundo.

Então ela não se limita apenas ao fundo claro, mas por ser uma ferramenta que depende desta diferença de tons para ela selecionar de maneira adequada as imagens de fundo mais claro mostram um resultado melhor.

Qual seria a imagem que você está utilizando, tem como mostrar aqui?

Um abraço.

Olá, Professor!

Feliz por ter me respondido :) Então a parte que eu quero extrair da foto precisa estar claro? desculpe a ignorância.

A foto que eu tentei cortar usando o esquema de canais é essa https://imgur.com/lMrv0wM

Olá novamente 8D.

Então, esta foto esta melhor que a do professor para falar a verdade, se você notar ela tem um contraste com o fundo, então a ferramenta quick selection (usada pelo professor) se adequa bem aqui.

Neste caso você vai ter problema apenas na parte superior do cabelo, e na mão na parte inferior, a ferramenta não vai conseguir entender o contraste e vai selecionar mais do que você gostaria.

Isto é bem comum ok, não pense que esta fazendo errado. Todas as vezes que você for trabalhar com seleção você vai precisar selecionar e depois refinar um pouco a área que você selecionou. Então no caso desta foto o que eu indico é:

1º - Faça o efeito que o professor explicou, duplique a foto, aplique o curves (IMAGE > ADJUSTMENTS > CURVES), e deixe ela mais clara, force um contraste maior.

2º - Utilize a ferramenta de seleção, caso ela selecione uma parte que você não queira, você pode apertar a tecla ALT no teclado e clicar na área que ela selecionou que você não queria. O ALT faz com que a ferramenta remova parte da seleção em ves de adicionar uma nova

3º - Aplique o efeito de mascara e vá refinando as áreas que você tem interesse.

O processo as vezes pode não funcionar igual a do professor por serem imagens distintas, mas o processo em qualquer imagem será o mesmo, umas vão trazer mais dificuldade, e outras serão mais simples.

Tente fazer novamente com essas dicas, e veja se consegue. Se tiver algum problema poste aqui novamente blz.

Se for preciso a gente faz uma conf para eu lhe mostrar o processo em cima desta imagem ^^

Um abraço e bons estudos.

Olá, Professor.

Fiz o procedimento e na hora de aplicar a mascara acontece isso (isso pelo procedimento dos canais)

https://imgur.com/a/Gyg51Ts

Olá Cândido, blz.

Entendi.

Neste caso o problema pode estar acontecendo na nova camada de canais que você criou.

Confirme se a área que você pintou nesta nova camada dos canais está preto, pois é esta cor que vai definir a seleção.

Pelo que eu estou entendendo, a área que esta transparente na sua imagem é a área que você pintou de preto no canal e a área visível é a área branca.

Se for possível envie aqui um print da janela de canais para eu ver como está, acho que consigo ajudar melhor assim 8D

ai a gente acha o que pode estar acontecendo com este método de selação ok.

abraço

Professor, me desculpe o atraso em responder, mas só consegui hoje.

Tirei uma screen shot de como está os canais na hora de aplicar a máscara, talvez eu não tenha entendido https://imgur.com/a/UCgtTq0

Bom dia Cândido, sem problemas 8D, temos que trabalhar no nosso tempo.

Eu entendi o que houve, você fez o processo correto. Porém você esta escolhendo a camada errada no apply image.

O apply image faz com que o photoshop pegue aquela camada da mascara que esta seleiconada e aplique nela as tonalidades e cores de outra camada. por isso a seleção fica tão mais detalhada.

No seu caso você esta aplicando o canal RGB, então ele acaba deixando tudo meio transparente, por que ele esta pegando a imagem original como referencia para aplicar a mascara.

Va na opção canal, e mude de RGB para o canal que você criou no caso o corte. Assim o mesmo efeito será aplicado da maneira que você deseja ok.

Mas o rosto também será selecionado, você deve filtrar um pouco mais depois par melhorar a seleção blz.

Faz o teste e veja se da certo.

Um abraço.

Olá, professor. Mudei para o canal que eu criei porém ele deu errado novamente

https://imgur.com/a/6m8gSIX

Bom dia Cândido, 8D

Agora deu certo pra falar a verdade. Pensa o seguinte, quando você olha o seu canal o (canal cabelo), você possui algumas partes brancas, e outras 100% pretas.

Essas partes 100% pretas ficarão invisíveis quando você aplicar o efeito do apply image na mascara, e as partes brancas visíveis.

Olhando pela sua imagem, de fato a parte branca esta ficando visível, e a parte preta ficando transparente, concorda comigo?

O que podemos fazer é tratar a máscara para conseguir um resultado melhor, mas o seu processo está correto 8D

Tente seguir esses passos:

1º - Escolha o canal que possua mais contraste com o fundo, neste caso o canal RED, e duplique ele;

2º - Após duplicar o canal você vai selecionar ele e começar a tratar a imagem para separar os fios, e é provavelmente que seja nesta etapa que esteja tendo maior dificuldade.

3º - Depois de conseguir destacar a imagem como nas imagens, você vai fazer o processo do apply image na mascara, assim você vai ter uma seleção mais definida ok.

OBS essa técnica de seleção depende bastante da qualidade da imagem, se ela estiver com a qualidade um pouco baixa, a técnica vai funcionar, mas você vai ver os fios un pouco mais marcados ok.

Tente fazer o processo e me fale aqui se deu certo. Se não a gente acha uma forma para fazermos juntos blz.