Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Esperar que o outro te atenda se você mesmo não o faz

Como desejar que o outro lhe veja , lhe entenda, se você próprio não se conhece, não consegue se entender e se fazer entender?
A necessidade tem que ser trabalhada por você mesmo a fim de poder ser ajudado e, aí sim, ajudar os outros, preenchendo ambas necessidades.

1 resposta
solução!

Oi, estudante. Tudo bem com você?

Sua reflexão vai direto ao núcleo do que Rosenberg propõe com a CNV. O autodiálogo vem antes de qualquer troca com o outro. Antes de identificar o que o outro sente ou precisa, é necessário passar por esse exercício internamente: o que estou sentindo, o que estou precisando e o que quero pedir. Sem esse passo, a comunicação fica incompleta, porque tentamos nos fazer entender sem ainda termos clareza sobre nós mesmos.

Isso exige prática e honestidade consigo mesmo, e o fato de você ter chegado a essa conclusão já mostra uma maturidade importante sobre o tema.

Um caminho concreto para desenvolver esse autoconhecimento é reservar um momento após situações de conflito ou desconforto para perguntar a si mesmo: "O que eu senti naquele momento? Qual necessidade minha não foi atendida?". Com o tempo, esse exercício vai tornando o autodiálogo mais natural e acessível, o que torna a comunicação com o outro mais clara e genuína.

Obrigado por compartilhar essa reflexão com o fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!