2
respostas

especificação cega

Em geral, as especificações seguem as premissas do "sponsor" do projeto que tem na mente apenas a resolução do problema dando um visão cega do assunto e, consequentemente, fará com que o projeto se estenda além do acordado. Da mesma maneira, o desenvolvedor tem a visão do sistema, sem o conhecimento das regras de negócio, ou seja, uma junção perigosa e cara.

2 respostas

Bem isso, devido a isso os métodos ágeis se mostram mais eficientes

Vivi uma experiência recente onde trabalho. No desenvolvimento de um sistema de repasse de recursos, todo escopo do projeto foi especificado antecipadamente e as reuniões entre equipe do negócio e desenvolvedores eram raras e desestimuladas, levando a uma demora muito grande para cada entrega. Porém, quando a alta gerência apontou a necessidade legal da criação do sistema em prazo exíguo, a metodologia mudou drasticamente. A equipe de negócio passou a trabalhar junto aos desenvolvedores e todos trabalhando com os mesmos objetivos. Resultado: as entregas passaram a ser feitas em muito menor tempo e o produto final (o sistema completo), enxuto e sem desperdícios, foi entregue dentro do prazo e atendia perfeitamente às necessidades das áreas envolvidas e dos clientes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software