Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Espaço usado pelo Elasticsearch

Estou com um problema com o élásticseach que é o espaço que ele está utilizando.

Meu disco tem 80gb e ele está consumindo quase 70gb de espaço

curl -XGET 'localhost:9200/_cat/allocation?v'

curl -XGET 'localhost:9200/_cat/allocation?v'
shards disk.indices disk.used disk.avail disk.total disk.percent host          ip            node
   185      179.6mb    67.9gb      9.4gb     77.3gb           87 68.183.151.31 68.183.151.31 c1w1fmM
   185                                                                                       UNASSIGNED

Não fiz nenhuma configuração especial no ES. Estou enviando dados para ele pelo searchkick que uso em uma aplicação rails

o que mais utilizo é para clientes e produtos

Estou com 70k produtos e indexando 7 campos ativo, conta, nome, marca, referencia, tabelas_de_preco, grupo e informações_extra

e

35k de clientes Meu cliente tem no search data para indexar 7 campos conta, nome, ativo, apelido, referencia, id_dos_vendedores, lista_emails e cidade

Tem algo que eu possa fazer para economizar o espaço em disco? o que posso fazer?

1 resposta
solução!

Olá Mauricio, tudo bem?

Realmente o Elasticsearch ocupa um grande espaço no disco, devido a quantidade de dados armazenados. Então uma opção seria você excluir os índices que não são essenciais ou que estão sem uso, isso já poderia reduzir o espaço consumido no disco. Outra opção seria a classificação de índices, essa classificação ocorre no momento da indexação dos dados, agrupando os índices por algum critério de busca, ou seja você poderia agrupar pelos índices mais buscados, como por exemplo, agrupar por "grupo" ou por "marca" do produto, e assim como o Elasticsearch trabalha com muitas compactações internamente ele consegue realizar essa compactação e reduzir o espaço em disco. Você pode entender melhor sobre esse assunto nesse artigo.

Espero ter ajudado!