1
resposta

espaçamento entre paragrafos e linhas de grade

A aula 02 do curso trata rapidamente das maneiras de demarcar o fim de um parágrafo e o início de um novo. No próprio vídeo, ao utilizar a opção por espaçamento e não de indentação por recuo na 1a linha, o texto 'corre' uma linha da grade com apenas 1pt adicionado. A duvida é: é possível utilizar as baselines em conjunto com a opção de espaçamento entre linhas p delimitação dos paragrafos? Ou, ao utilizar as linhas de base o projeto é 'refém' do uso do recuo no inicio?

1 resposta

Fala, Igor

Tudo bem?

Todo o texto que tiver a orientação de seguir as linhas de base ficará preso ao espaçamento entre linhas por ele determinado. Deste modo, se o seu espaçamento é de, por exemplo, 15pt, qualquer valor entre 1pt e 15pt vai pular uma linha, porque o software está considerando que todas as linhas têm ao menos 15pt de "altura". Continuando, entre 16pt e 30pt ele pulará duas linhas e assim em diante, seguindo múltiplos de 15 (ou do número que você estiver escolhido).

As linhas de base são, em última análise, um recurso para alinhamento de manchas de texto mais longas, e por vezes com poucas imagens. A ideia é garantir sempre o alinhamento no eixo horizontal, para que parágrafos que estejam lado a lado não fiquem desalinhados. Cabe avaliar se esse recurso é o mais indicado para o seu trabalho.

Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade.

Abraços e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software