Olá, José! Como está?
O professor optou por transformar os tamanhos dos tokens de espaçamento em componentes para facilitar o uso na construção da interface, assim como foi feito com os ícones. Isso é feito para padronizar os espaçamentos e garantir que sejam consistentes em toda a interface, evitando erros de inconsistência que podem ocorrer ao digitar manualmente os valores de espaçamento.
Por exemplo, ao invés de digitar "8px" toda vez que você precisa desse espaçamento, você pode simplesmente usar o componente de espaçamento correspondente. Isso também facilita a manutenção, pois se você decidir alterar o tamanho do espaçamento no futuro, você só precisa alterar o componente e todos os lugares onde ele é usado serão atualizados automaticamente.
No entanto, é importante notar que essa é apenas uma abordagem e pode não ser a melhor para todos os casos. Se você achar que é mais fácil e eficiente para o seu fluxo de trabalho apenas descrever o espaçamento no design system, sem transformá-los em componentes, então essa é uma abordagem perfeitamente válida. O importante é que você use uma abordagem que facilite seu trabalho e ajude a manter a consistência na interface.
Ainda sobre o assunto, gostaria de sugerir a leitura do seguinte artigo: Como o Design Token pode auxiliar na gestão do seu Design System
Espero ter ajudado e , qualquer dúvida estou aqui!
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!