Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ESP32 na IDE Thonny apresenta: Device is busy or does not respond. Your options

Estou desenvolvendo em esp32-cam e instalei o drive ch340 e reconheceu normalmente o esp32. Porém ao instalar a IDE Thonny e baixar o firmware do micropython para programar nele, a IDE me mostra apenas isso:

Device is busy or does not respond. Your options:

• wait until it completes current work;
  • use Ctrl+C to interrupt current work;
  • reset the device and try again;
  • check connection properties;
  • make sure the device has suitable MicroPython / CircuitPython / firmware;
  • make sure the device is not in bootloader mode.

Já dei flash no esp32 e instalei outros firmwares antigos e atuais, mas sempre fica esse erro, eu também limpei as portas (COM), mas ainda continua o erro, não sei mais o que devo fazer.

2 respostas
solução!

Oii Mateus, tudo bem?

Esse erroocorre quando o dispositivo tá ocupado ou não responde por algum motivo. Vou deixar algumas dicas de como você pode proceder.

1. Como a própria mensagem sugere, você pode tentar usar Ctrl+C para interromper o trabalho atual do dispositivo. Pois às vezes, o dispositivo pode estar preso em um loop ou processo que está impedindo que ele responda.

2. Outra opção é resetar o dispositivo e tentar novamente. Isso pode resolver o problema se houver algum problema com o estado atual do dispositivo.

3. Tenha certeza de que o dispositivo tem o firmware MicroPython / CircuitPython adequado. Você mencionou que já tentou instalar outros firmwares, mas talvez seja útil verificar novamente.

4. Veja se o dispositivo não está no modo bootloader. Se estiver, você precisará tirá-lo desse modo antes de poder usá-lo com a IDE Thonny.

Além disso, como você mencionou que já limpou as portas COM, seria interessante verificar se algum outro programa não está utilizando a mesma porta COM que o ESP32. Isso pode causar conflitos e resultar no erro que você está vendo.

Como é projeto pessoal, essas são as dicas que posso te dá, deixarei o tópico aberto para que mais pessoas possam dar dicas aqui também.

Um abraço e bons estudos.

Eu consegui mexer no esp através do Arduino IDE, tive mais facilidade em inciar o projeto com ele, obrigado!