1
resposta

Escuta Ativa - O que fazer para não esquecermos o que queremos dizer em seguida?

Boa tarde pessoal!

Muitas pessoas interrompem as outras no momento da comunicação para não esquecerem de algum tópico, dúvida ou solução que veio à mente (Escuta Interna) no momento em que o outro está dizendo alguma frase específica ou algo do tipo.

Qual seria a solução para não se interromper o que a outra pessoa está dizendo (ou seja, para aguardar a pessoa falar até o fim) porém sem esquecer de dizer algo muito importante que veio à mente no meio da conversa?

Se a solução for fazer anotações, por alguns segundos deixaríamos de prestar atenção no que a pessoa está dizendo para fazermos essa anotação, e poderíamos perder algum detalhe importante do que está sendo comunicado.

Se a solução for tentar guardar essa informação na mente deixaríamos de prestar atenção no que a pessoa está dizendo para focar apenas na Escuta Interna.

Devemos interromper a pessoa pedindo que ela aguarde nossa anotação, ou há alguma outra solução?

Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo curso, estou gostando bastante!

1 resposta

Olá Gian.

Tudo bom?

No meu entendimento, se se trata de algo importante faz sentido interromper a pessoa para comunicar esse item de importância. Não é algo para ser recorrente, mas uma exceção por se tratar de algo que merece a devida comunicação na conversa. Com algumas pessoas, o fluxo comunicacional é mais claro e percebe-se os momentos de pausa, e portanto, circunstâncias adequadas para expor algo que está em mente.

Espero que isso possa te ajudar. Qualquer coisa, estamos à disposição.

Bons estudos e abraços :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software