Confesso que tenho problemas com a escuta ativa, pois sou muito objetiva, quero ir direto ao ponto, sem rodeios. Quando a pessoa começa a falar muito, me dá uma aflição.Mas acho que é uma situação que deve ser repensada.
Confesso que tenho problemas com a escuta ativa, pois sou muito objetiva, quero ir direto ao ponto, sem rodeios. Quando a pessoa começa a falar muito, me dá uma aflição.Mas acho que é uma situação que deve ser repensada.
Oi Fabiane, tudo bem?
Compreendo sua situação. A escuta ativa pode ser desafiadora para quem prefere ser direto ao ponto. No entanto, é uma habilidade crucial para melhorar a comunicação. Aqui estão algumas dicas práticas para desenvolvê-la:
Antes de iniciar uma conversa, respire fundo e concentre-se em ouvir atentamente. Mantenha uma postura aberta e faça contato visual para mostrar interesse. Tente se colocar no lugar da outra pessoa para entender melhor suas emoções e intenções.
Durante a conversa, dê feedback verbal e não verbal para demonstrar que está acompanhando. Ao finalizar, parafraseie o que foi dito para confirmar seu entendimento.
Acredito que essas dicas podem te ajudar!
Um forte abraço e bons estudos!