Confesso que tenho problemas com a escuta ativa, pois sou muito objetiva, quero ir direto ao ponto, sem rodeios. Quando a pessoa começa a falar muito, me dá uma aflição.Mas acho que é uma situação que deve ser repensada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Confesso que tenho problemas com a escuta ativa, pois sou muito objetiva, quero ir direto ao ponto, sem rodeios. Quando a pessoa começa a falar muito, me dá uma aflição.Mas acho que é uma situação que deve ser repensada.
Oi Fabiane, tudo bem?
Compreendo sua situação. A escuta ativa pode ser desafiadora para quem prefere ser direto ao ponto. No entanto, é uma habilidade crucial para melhorar a comunicação. Aqui estão algumas dicas práticas para desenvolvê-la:
Antes de iniciar uma conversa, respire fundo e concentre-se em ouvir atentamente. Mantenha uma postura aberta e faça contato visual para mostrar interesse. Tente se colocar no lugar da outra pessoa para entender melhor suas emoções e intenções.
Durante a conversa, dê feedback verbal e não verbal para demonstrar que está acompanhando. Ao finalizar, parafraseie o que foi dito para confirmar seu entendimento.
Acredito que essas dicas podem te ajudar!
Um forte abraço e bons estudos!