5
respostas

Escrevo a função corretamente, mas o P5 não valida.

Olá!

Estou começando na programação, e estou com uma dificuldade no P5.

Quando coloco na função "minhaMinhaRaquete" a seguinte sequência: if (keyIsDown(UP_ARROW)){}, o "DOWN_ARROW" ou "UP_ARROW", fica na cor vermelha, e eu não consigo movimentar o objeto em questão...

Alguém poderia me dar uma orientação de como devo prosseguir?

Lembrando: estou iniciando na programação... Peguem leve comigo, rsrsrs.

Vou colocar a função inteira para ficar melhor visualizado.

function movimentaMinhaRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete += 10 }

Muito obrigado!!!

5 respostas

Salve fernando, tudo bem? olha, ao meu ver e buscando na documentacao do p5 (pois ainda nao fiz essa aula) a funcao esta escrita certinha, sem erro nenhum. Tem como voce passar o codigo que fez inteiro? por que provavelmente o erro pode nao estar na funcao, voce colocou ele dentro da funcao draw()?

Salve Kaue, obrigado pela resposta, estou revisando aqui desde a função draw pra ver se eu nadei em algum fechamento de função. Estou enviando os prints das funções, se puder me ajudar... Muito obrigado pela sua boa vontade man!

Abraço!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cara, pelo que vi, vc tem uma funcao movimentaMinhaRaquete() para as setas conforme tu disse, mas a funcao nao esta dentro do draw(), a ultima listada e o mostraRaquete() na linha 26, tenta colocar a funcao dentro do draw e faz um teste o/

Eu fiz isso, o grande problema é que na referência "UP_ARROW" ela continua marcada como se não fosse uma referência correta... E eu já refiz todo o processo, desde a primeira aula... Realmente não sei pq acontece isso...

Kaue, consegui resolver, a gente que tá começando, fica ansioso pra que dê tudo certo, e acaba não se atentando aos detalhes. Bastava eu tocar com o ponteiro do mouse na própria tela do jogo, para que pudesse dar ênfase nos movimentos dos personagens. As funções estão corretas, o fato do "UP_ARROW" ou "DOWN_ARROW" ficar em vermelho, é apenas algum detalhe do meu navegador. Inclusive me atentei conforme vc orientou a colocar a função dentro do "draw".

Muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra me ajudar!!!

Forte abraço!