1
resposta

Escreva uma história

Existe um limite de detalhe para uma história?. No exemplo da sala de estar, poderia chegar em um nível grande de detalhes, como por exemplo cor das paredes, tipo de sofa, qual tamanho da televisão, carpete, cortinas e etc..

Nesse caso podemos ter uma históra grande com várias Tasks ou dividiríamos em outra história?.

Desde já agradeço. :)

1 resposta

Olá, Welington, tudo bem?

Não existe um limite formal para o nível de detalhamento da história de usuário, contudo, geralmente, quando o Product Owner passa a escrevê-las, ele já deve ter um nível de compreensão maior do projeto, de preferencia com a elaboração de um protótipo do produto a ser criado. Com isso, ajustam-se os interesses do cliente e a capacidade do time.

O exemplo da sala é bom mas pode levar a possíveis dúvidas: devo detalhar todos os aspectos do produto? (cor das paredes, tipo de sofá, etc..). O fato é que se há um protótipo, devemos nos manter fieis ao que está lá, respeitando as limitações da tecnologia. Caso não haja, o PO deve entender se colocar tantos detalhes na história de usuário irá agregar valor ao produto, sendo isto o que mais conta na hora de decidir executar a história. Por outro lado, é importante também dar liberdade para que o time Dev construa suas soluções com criatividade e, muitas vezes, detalhar uma história com muitas especificidades pode fazê-los perder um pouco disso.

Sendo assim, diria que depende do contexto. Há um protótipo para o projeto? Qual nível de conhecimento do negócio o PO já possui, de modo que entenda que inserir muitos detalhes pode agregar mais valor? Esses detalhes são exigências do cliente ou ele deu liberdade para que o time Scrum fizesse da maneira mais viável para eles? Existe algum estudo de fluxo do usuário na plataforma, ou algo que demonstre que esses detalhes são importantes e agregarão valor ao produto?

Ou seja, para que seja criada uma história de usuário com muitos detalhes, é necessário estar seguro de que essa é a melhor forma de atuar. Responder essas dúvidas acima é uma boa maneira de entender quais níveis de detalhamento usar na hora de escrever uma história.

Quanto a ter uma história com várias tasks ou dividí-las em duas histórias, devemos sempre observar a quantidade de esforço que cada história precisará. Caso uma única história de usuário tenha muitas tasks, pode ser necessário refiná-la e dividi-la em duas. Cabe ao PO fazer o refinamento dessas histórias e entender qual a melhor maneira de trabalhar com elas.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estamos à disposição!

Te desejo um ótimo dia de estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software