1
resposta

escopo/ documentacao/ feedback

Ola! Tenho as seguintes duvidas: 1- De onde vem o scopo mencionado nos videos, que seria a base para o PO criar o backlog? 2- Que documentacao e gerado apos cada reuniao ( planning, daily scrum, review, retrospective)? Pergunto, pois geralmente apos uma geruniao geramos uma minuta, para que tenhamos evidencia do que foi definido. 3- Como o PO recebe o feedback dos clientes, ou seja, que ferramenta e utilizada para evidenciar o feedback dos clientes? Aguardo a ajuda de vcs! Carolina

1 resposta

Oi Carolina.

Tudo bom? Peço desculpas pela demora.

Obrigada por compartilhar suas dúvidas conosco.

Ao meu ver, o escopo virá da demanda do cliente/stakeholder. Assim, o backlog será uma lista com breves descrições das funcionalidades desejadas.

Na agilidade, no geral, há o entendimento de se trabalhar com documentação mínima -- mas não é uma regra, depende da sua realidade. No meu caso, fazemos uma ata com todos os pontos importantes da retrospectiva. As informações da review ficam registradas no slide que usamos. Mas não há documentos específicos para a planning ou daily.

Acredito que fica a critério de cada equipe. Mas é interesse não ter uma documentação extensa.

Tomando novamente nosso caso como exemplo, temos feedbacks dos clientes através de formulários ou depoimentos e diretamente na review com os stakeholders presentes.

Recomendo que você confira o Scrum Guide 2020 também.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos à disposição.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software