O método .this deve ser necessariamente situado na DECLARAÇÃO do meu objeto? A minhas noções sobre DECLARAR algo e ACESSAR algo que já foi declarado antes são distintas, então me ocorre essa dúvida.
O método .this deve ser necessariamente situado na DECLARAÇÃO do meu objeto? A minhas noções sobre DECLARAR algo e ACESSAR algo que já foi declarado antes são distintas, então me ocorre essa dúvida.
Oi, Luís, tudo bem?
O uso do "this" em JavaScript é um conceito importante para entendermos a manipulação do DOM. Respondendo a sua pergunta, o "this" não precisa necessariamente estar na declaração do objeto, ele pode ser utilizado em qualquer lugar dentro do objeto.
O "this" é uma referência ao objeto atual que está sendo manipulado. Ele é utilizado para acessar as propriedades e métodos do objeto dentro do próprio objeto. Por exemplo:
const pessoa = {
nome: "João",
apresentacao: function() {
console.log(`Olá, meu nome é ${this.nome} e eu tenho ${this.idade} anos.`);
}
}
pessoa.apresentacao();
Nesse exemplo, o "this" é utilizado dentro do método "apresentacao" para acessar as propriedades "nome" e "idade" do objeto "pessoa".
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, estarei à disposição. Abraços e bons estudos!