Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Esconder o teclado ao clicar em algum lugar na tela

Bom dia, eu gostaria de alguma forma, esconder o teclado pelo seguinte: Na videoaula o emulador do professor não sobe o teclado e na versão do Android Studio q uso, sobe. E quando o teclado está em uso, ele atrapalha o resto da tela e não tem botão para tirá-lo. Como eu consigo fazer isso?

O suposto Enter do teclado desce a linha no formulário e não some o teclado ou passa para o próximo formulário, por exemplo.

7 respostas

Oi Luccas, tudo bem ?

Isso é uma configuração feita no manifest, na activity que quer que o teclado não suba imediatamente você pode simplesmente colocar esse atributo :

android:windowSoftInputMode="stateHidden"

Tudo certo Matheus, e vc? Eu cheguei a ver essa linha de código, mas não é SÓ isso que quero.

Não é abrir imediatamente. Eu quero é fazer ele descer/sumir. Tipo, (isso tudo no emulador) a activity abre e o formulário tá la. Eu clico pra escrever o nome, o teclado sobe e depois ele não desce/some mais. A questão que quero é escrever o que tenho que escrever, aí por exemplo, a activity é longa e eu preciso descer ou clicar em uma área neutra e então o teclado sumir. E isso não acontece.

Ou isso tudo não é possível?

Oi Luccas,

Cara tem algum exemplo um pouco mais concreto de alguma aplicação que faça isso ?

Então, o que acontece, sou usuário de celular iOS a muito tempo e atualmente estou buscando uma área de especificação (estou terminando a faculdade) e escolhi desenvolver Android, porque me interessou muito e é "palpável" para mim.

O que acontece no Whatsapp no iOS, por exemplo, é que com o teclado na tela, se eu clicar na área dos balões de conversa o teclado desce. E eu vi com um amigo que no Android dele (7.0) precisa clicar na seta de retorno do celular, ao lado do botão Home para isso acontecer.

Ou seja, aparentemente o que eu quero, não dá pra fazer, correto?

solução!

Luccas,

Entendi o que quis dizer, isso no android não é tão comum, não conheço nenhuma app que faça isso, tanto que até pedi para a galera me mostrar os apps instalados e ver se o comportamento era o mesmo e realmente muda um pouco para cada plataforma.

Talvez faça sentido você aprender swift dado que faria aplicativos da forma que imagina os comportamentos.

Outra opção bem mais próxima é também pegar informações conosco no fórum ou até mesmo pegar um android e testar se quer fazer é algo comum na plataforma.

É fica por isso então. :)

Apesar de ter um iPhone (fui escolhido por ele, por algo que aconteceu na minha vida haha), eu to feliz aprendendo Android (até porque tem Java e sempre esteve mais próximo de mim, e quem sabe num futuro ver melhor o Kotlin), e eu me vejo trocando de plataforma futuramente. O interesse hoje que tenho em Android é muito maior do que em um iOS.

Sempre tive contato com Android, mas nada muito a fundo, por enquanto eu ainda não tenho tantas ideias. Ainda to na aula 3 do primeiro curso de Android e acho que minha cabeça ta fluindo bem com a coisa toda. Isso foi um caso que eu percebi, pela questão de ter conhecimento de usuário em outra plataforma, mas não é nada crítico haha.

Muito obrigado pela atenção, Matheus. E certeza que me manterei aqui no fórum para pegar informação. Um abraço e boa tarde.

O que precisar tirar de dúvida só abrir uma nova dúvida, pode ter certeza que ficarei muito feliz te ajudar em qualquer passo que identificar :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software