2
respostas

Escolha dos processos

Olá prezados,

No curso é dito que o gerente de projetos não precisa necessariamente utilizar os 47 processos no gerenciamento de um projeto. Eu gostaria de saber quais critérios o gerente utiliza para determinar quais processos devem fazer parte do projeto. Tamanho? Risco?

Obrigado!

2 respostas

Olá Rodrigo,

Depende da sua empresa, se ela tem um nível de tolerância à riscos baixo, os processos envolvidos devem ser considerados.

Caso os clientes da sua empresa, presam por qualidade, ou seja, não basta apenas entregar no prazo/custo acordado, também é necessário respeitar limites inferior e superior das especificações então, gestão da qualidade passa a ser muito importante.

Ex.: Requisito (Escopo)

Preciso de um muro de 3 x 5m de cor branca.

Requisito (Qualidade)

O muro deve ser resistente a abalos sísmicos e a tinta utilizada deve ser lavável.

Os demais processos, Custos, Tempo, Integração e Stakeholders, sempre são necessários para uma boa gestão de qualquer projeto.

Custo e Tempo acredito que não preciso aprofundar, já Integração e Stakeholders são importantíssimos, nos processos de integração que conseguimos detectar se algo está fugindo do controle, os processos referentes aos stakeholders, definem: as pessoas envolvidas no projeto, qual a influência de cada uma no projeto, qual o impacto que o projeto tem para cada pessoa.

Valeu Leonardo!