1
resposta

Escolha da TIR: Projeto A possui TIR de 15% em 5 anos e Projeto B possui uma TIR de 10% em 1 ano.

Considerando o tempo, o Projeto B possui um retorno superior em relação ao Projeto A. No entanto, é importante considerar outras métricas para tomada de decisão, pois o Projeto B pode não ser atrativo quando comparado, por exemplo, com investimentos em renda fixa com base na Taxa Selic (Tesouro Selic), que atualmente (23/03/2022) está em 11,75% a.a., e tem risco baixíssimo quando comparado com projetos.

1 resposta

Oi, Rafael, tudo bem?

A Taxa Interna de Retorno basicamente nos diz quanto vai valer no futuro o que investimos no passado e no presente. É ela que, aplicada ao longo do tempo, define quanto será a tarifa para que o valor aplicado no passado e o retorno desse valor no futuro seja compensatório. Ao analisar os dois projetos, o projeto B de fato parece ter um retorno superior em relação ao A uma vez que o tempo de retorno do primeiro é maior que do segundo. Como você bem pontuou, é importante analisar outras métricas como nível de risco do projeto e projetos de natureza diferentes.

Parabéns pela percepção e obrigada por compartilhá-la com a gente.

Qualquer dúvida estou à disposição, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software