8
respostas

Escola de fotografia

Olá pessoal, tenho uma dúvida elementar. Há pouco comecei estudos sobre fotografia. Fiz um curso básico e me interessei ainda mais. Hoje pretendo me aprofundar fazendo um curso profissionalizante. Minha dúvida é com relação à escola. Uma escola de renome pesa mais que outra menos tradicional e conhecida? Ou o mais importante é um portfólio com fotos bem produzidas e boas composições?

8 respostas

Oi Rodrigo,

Eu diria que pesa muito mais seu portfolio, mas vou mandar sua duvida para o Caio, ok?

Falo disso pq em Design considero um bom portfolio muito mais que onde o cara fez graduacao/curso.

Abcs!

Obrigado Natan ;)

Olá Rodrigo não fiz escola tradicional, fiz muitos cursos li muitos livros e o mais importante pratiquei muito!

Existem varias áreas a seguir dentro da fotografia, por exemplo fotografia Científica existem técnicas específicas para aplicar pois a precisão e o retrato fiel da realidade é o mais importante, já na publicidade o belo é mais importante que a realidade, veja um lanche do MacDonalds na realidade e na foto para entender o que estou falando. Portanto cada escola também tem seu viés, uns mais técnicos outros mais filosóficos por ai vai, sugiro visitar as escolas que pretende seguir e conversar com os alunos e professores e veja qual escola tem mais a ver com o seu perfil.

Já sobre portfólio, depende muito. Exemplo http://internet.sescsp.org.br/sesc/recsel_docs/arquivos/201508/DESCRITIVO_FOTOGRAFO_2015.pdf Olha esse edital antigo do SESC para uma vaga como fotógrafo, não pede portfólio e sim o comprovante da graduação. Já se vc quiser abrir sua própria empresa eu ser freelancer de nada irá valer apresentar somente um diploma ao seu cliente. Ai o portfólio irá valer muito mais que seu diploma.

Espero ter ajudado! :D Valeu Natan! ;)

Rodrigo, mande mais dúvidas é um prazer ajudar!

Oi amigo, tudo bem? Também estou nessa, estudando p/ alcançar meus objetivos. Estou fazendo o curso aqui, e também na faculdade, no entanto o que EU vejo mesmo é que de modo geral as empresas preocupam mais é com seu próprio portfólio. No entanto uma minoria pode solicitar algum diploma e tal.. mas sempre seu portfólio irá sobressair.. seus trabalhos quando colocados em balança normalmente é o que pesa/conta mais. Entretanto tem a questão que o professor disse, vários concursos solicitam diversos requisitos entre eles o tal do diploma... Mas é isso aí, bons clicks. Tamo junto ;)

Sem dúvidas nenhuma o conhecimento vale muito mais que um diploma, o engraçado é que muitos questionam sobre isso mas poucos questionam como chegar a um bom portfólio, aproveitando o gancho, sugiro treinar e estudar os grandes mestres como Sebastião Salgado , Cartier Bresson e por ai vai, treinar as diversas técnicas usadas por eles até que um momento estará criando a sua própria técnica, outra coisa é se aproximar de algum estúdio fotográfico e fazer estágios como assistente, ver de perto as técnicas sendo aplicadas ajuda muito e a repetição leva a perfeição e por último investir em conhecimento, Teatro, Música, Exposições, Filmes tudo isso tem que fazer parte da bagagem de um bom fotógrafo até mesmo passeios no parque, na cidade ou fazendo um café, um olhar treinado pode criar boas imagens de algo simples e corriqueiro, pois para que suas fotos se destaquem vc terá que sair do óbvio e criar algo novo e ter um diferencial no seu portfólio. Essa conversa vai longe ! Mas fique a vontade em questionar! Abraço!

Opa Rodrigo, Julio, estamos juntos nessa cruzada, sou um dos produtores de vídeo aqui da Alura e mais recentemente comecei a me interessar bastante por fotografia e tenho pensado em transformar esse hobbie em uma segunda profissão. O que tenho aprendido é que tem muito conteúdo bom nos livros, encontrei alguns de graça na internet por serem dominio publico, são em ingles mas ajudam bastante. Como eu queria entender melhor além do conceito e da parte artistica também investi em compreender melhor a fotografia analogica, lentes, peças de cameras e entender como tudo isso influencia nas boas fotos, tem sido bastante esclarecedor, além disso estou ouvindo um podcast da PetaPixel que fala sobre fotografia, tem sido legal pois eles falam bastante em pessoas que são referências no mercado e podem te inspirar para desenvolver seu próprio estilo. Juntando todas essas infos, eu faço muita pesquisa na internet sobre essas pessoas reconhecidas do mercado, buscando entrevistas, novos trabalhos, tecnicas, livros e videos deles falando sobre o oficio. Ah, outra coisa, é legal participar de grupos e se juntar a uma galera pra fotografar e conversar sobre as fotos, a gente aprende muito mais em conjunto, direto peço dicas para o Caio Caciporé e ele vive me dando uns toques no instagram! Um abraço espero ter ajudado!

Valeu d+ Leonardo pelas dicas, realmente todas super válidas. Estou gostando muito deste sobre composição do Caio pois ele explica de forma simples o que ajuda bastante... Gosto muito da parte de produção audiovisual também estou estudando um pouco sobre, inclusive por coincidência os cursos que você ministra aqui já estão entre os próximos que pretendo fazer rsrss Abraço, obrigado novamente pelas dicas.

Que maravilha todos esses posts pessoal! Muito bom ver todo mundo falando sobre essa nossa paixão comum rs Aproveito para pedir sugestão de livros, vejo muitos livros sobre composição, técnicas, dicas e fico perdido com tanta opção. Vocês tem algum preferido ou dica de compra? Outra coisa, já me aconselharam participar de foto clubes, acho que é uma ótima dica. Pretendo me filiar a um em breve. Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software