Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Escapando por entre os dedos

Bom dia pessoal, tenho uma duvida que pra muitos deve ser considerada básica, acontece que no decorrer desse curso eu tenho sentido o conhecimento "escapando por entre os dedos", e hoje eu queria pedir ajuda pra algo que acho que deixei passar, ai vai:

No ultimo exercício da aula 03, o exercício pede para pesquisar o método split e implementá-lo, e ai eu percebi que eu não consigo fazer isso, ao menos não de modo eficiente e "intuitivo" como o professor faz... então, qual a melhor forma de pesquisar esse método na documentação? e quando eu encontrar, a documentação da exemplos de como aplicar esse método?

Sei que é uma duvida besta e que provavelmente o professor já explicou nas aulas, mas pra falar a verdade eu não entendo muita coisa que ele faz (não sei se é porque sou burrinho, ou porque ele fala tão rápido e desesperado que parece que o mundo vai acabar).

Desde já, Grato!

3 respostas

Oi Henrique, tudo bom?

Realmente pode ser uma dificuldade no começo.

Para fazer pesquisas relacionadas a documentação do java eu, particularmente, procuro no google o que eu quero saber com o sufixo javadoc. Nesse eu procuraria algo como split javadoc.

O promeiro resultado sempre é a documentação do java, nesse caso foi:

https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/String.html

Que é a documentação da classe string, dentro dela eu procurei o método split:

https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/String.html#split(java.lang.String)

Nele você encontra exemplos como:

The string "boo:and:foo", for example, yields the following results with these expressions:

Regex    Result
:    { "boo", "and", "foo" }
o    { "b", "", ":and:f" }

Mostrando o resultado na string de exemplo "boo:and:foo" passando ":" ou "o" como parametro =)

Navegar pela documentação em si pode ser bastante chato, então pesquisar no google com o sufixo javadoc evita esse trabalho já que a documentação indexa bem no google =)

Espero ter ajudado.

Abraço!

solução!

Opa Henrique, tudo bem?

O método split serve para dividir uma String em duas ou mais, a partir de um carácter definido. Por exemplo:

...

String teste = "Henrique;Alura"
String[] testes = new String[3]
testes = teste.split(";"
System.out.println(testes[0]);
System.out.println(testes[1]);

Resultados:

Henrique
Alura

A documentação do Java REALMENTE pode parecer confusa e complicada! Mas te digo já que é questão de costume, você precisa acessa-la constantemente e aos poucos vai passar a entende-la melhor. Uma coisa importante, na minha visão, a navegação pela documentação é bem ruim, eu normalmente vou pesquisando pelo google e chego até ela. Tente por exemplo:

No google:

Java Split documentation

Você provavelmente chegará em:

https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/java/lang/String.html#split-java.lang.String-

Ao entrar na página, logo no inicio dela você verá que está na documentação da classe String. Está no lugar certo! Split é um método desta classe.

Você terá um exemplo na documentação. Mas normalmente não entenderá muito bem... Mas tudo bem, pois existem muitos outros lugares que poderão te ajudar. Faça uma busca diferente no google, tente:

Java Split

E vá passando de página em página olhando os exemplos e testando eles no seu código. Isso ajuda muito!

Eu entendo o que você está dizendo, pois 3~4 anos atrás passei por algo parecido, quando comecei a trabalhar com isso. Tente coisas como eu falei antes: Leia a documentação (Mesmo que em um primeiro momento não entenda nada), vá em busca de exemplos mais explicativos, teste no seu código e finalmente volte a documentação e faça um esforço para entende-la. Isso não vai ficar fácil em alguns dias ou semanas, é prática e muita dedicação, mas qualquer um pode chegar lá.

Oi Henrrique! Primeiramente, não desanime, no começo pode ser um pouco mais difícil de entender os conceitos, mas vc vai ver que conforme for praticando através dos exercícios as coisas vão começar a fazer mais sentido.

Além disso, vc sabia que aqui na Alura a gente tem um controle de velocidade das aulas? Assim você pode deixar o vídeo um pouco mais lento em algumas partes da explicação que tiver mais dúvidas, ou deixar um pouco mais rápido em conceitos que vc já souber. Para alterar a velocidade, basta ir lá em baixo do vídeo onde tem os botões no canto direito e escolher a velocidade logo ao lado do botão HD.

Agora vamos pra sua dúvida mesmo:

eu diria que o jeito mais fácil de vc encontrar a documentação dos métodos é fazendo uma pesquisa rápida no Google, por exemplo se vc quer encontrar a documentação do split procure no google por java split aqui pra mim, o primeiro link que aparece é esse, da própria documentação da oracle:

https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/String.html#split(java.lang.String)

logo ali tem uma breve explicação do que o método faz e exemplos de entrada e saída do método, infelizmente ela não é muito amigável (e usa palavras que vc ainda não deve conhecer), existem alguns outros sites onde vc pode encontrar alguns exemplos um pouco mais concretos do uso do método, como por exemplo:

https://www.mkyong.com/java/java-how-to-split-a-string/

abraços!