1
resposta

Escalar banco

Olá pessoal, já uso o EC2 e o RDS a algum tempo mas de maneira bem básica, subi um lampp e um banco e estou seguindo o curso para completar o conhecimento. (sei q o aws faz muito mais que isso)

Meu caso é o seguinte: minha aplicação é interna na empresa, então são 'poucos' usuários, mas realizando tarefas mais pesadas de banco (relatorios). O meu único ec2 eu consigo deixar em uma instancia small, mas o meu banco tem que ser em uma instancia medium ou maior. Quando se fala de escalar colocando auto scaling e mais instancias EC2 eu fico me perguntando "mas o meu gargalo é banco". É um problema da minha aplicação só, ou existe esse problema em se escalar banco?

1 resposta

Olá Bruno, tudo bem? Peço desculpas pela demora em ti responder! Não, como você tem um grande volume de consultas, mas você precisa realmente sempre buscar nesse banco de dados? São sempre consultas diferentes e complexas? Pergunto isso porque se forem consultas simples, ou semelhantes, você poderia usar um outro banco de dados mais rápido como o Redis, para intermediar isso, e ele poderia ficar em outra instância também. Ou então usar o Storage Auto Scaling, que foi lançando dia 20 de junho de 2019:

"A partir de hoje, o Amazon RDS for MariaDB, o Amazon RDS for MySQL, o Amazon RDS for PostgreSQL, o Amazon RDS for SQL Server e o Amazon RDS for Oracle oferecem suporte ao RDS Storage Auto Scaling. O RDS Storage Auto Scaling dimensiona automaticamente a capacidade de armazenamento em resposta às crescentes cargas de trabalho do banco de dados, sem tempo de inatividade."

Matéria completa: https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2019/06/rds-storage-auto-scaling/

Pode ser a melhor opção para você, já que precisa de um grande volume de acesso a esse banco de dados.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software