Alguém poderia me explicar esse termo Escalabilidade robusta em contexto de Banco de Dados Relacionais.
Alguém poderia me explicar esse termo Escalabilidade robusta em contexto de Banco de Dados Relacionais.
Olá Lucas, tudo bem? Poderia esclarecer melhor sua dúvida? Não entendi muito bem, você fala escalabilidade em temos de aumentar e diminuir o tamanho fisico do banco dados ou é em termos de aumentar e ou modificar colunas, campos ou registros? Você está falando de escalabilidade, mas em qual sentido?
Não sei bem o sentido,foi o professor na video aula que falou que é uma característica da linguagem MySql
Lucas você poderia me informar em qual aula e vídeo o professor fala sobre isso? Porque escalabilidade pode ter vários sentidos nesse caso!
Peço desculpas Lucas! Lembrei agora sobre escalabilidade em banco de dados, é o seguinte, o professor fala sobre "escalabilidade robusta" em banco de dados relacionais, no caso a escalabilidade da linguagem SQL (apenas uma observação, a linguagem é SQL que significa "Structured Query Language”, ou “Linguagem de Consulta Estruturada”) pode ser de duas maneiras distintas, a escalabilidade vertical e a escalabilidade horizontal. A escalabilidade vertical é você conseguir aumentar a capacidade do banco de dados apenas aumentando a capacidade e potencia do seu hardware, sem se preocupar com o funcionamento da linguagem, você apenas coloca mais potência (por exemplo: Aumentando a quantidade de memória, novos processadores) e o funcionamento se manterá normalmente. Já a escalabilidade horizontal é você colocar outras máquinas, no caso outros servidores, por exemplo, você tem o banco de dados em apenas um servidor, porém esse servidor já está chegando no limite das suas capacidades, então você compra mais dois servidores e faz com que os três agora trabalhem em conjunto dividindo a carga de trabalho. Ambos os tipos de escalabilidade o SQL dá suporte muito bem.
Espero ter esclarecido sua dúvida!