Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Escalabilidade robusta

Alguém poderia me explicar esse termo Escalabilidade robusta em contexto de Banco de Dados Relacionais.

4 respostas

Olá Lucas, tudo bem? Poderia esclarecer melhor sua dúvida? Não entendi muito bem, você fala escalabilidade em temos de aumentar e diminuir o tamanho fisico do banco dados ou é em termos de aumentar e ou modificar colunas, campos ou registros? Você está falando de escalabilidade, mas em qual sentido?

Não sei bem o sentido,foi o professor na video aula que falou que é uma característica da linguagem MySql

Lucas você poderia me informar em qual aula e vídeo o professor fala sobre isso? Porque escalabilidade pode ter vários sentidos nesse caso!

solução!

Peço desculpas Lucas! Lembrei agora sobre escalabilidade em banco de dados, é o seguinte, o professor fala sobre "escalabilidade robusta" em banco de dados relacionais, no caso a escalabilidade da linguagem SQL (apenas uma observação, a linguagem é SQL que significa "Structured Query Language”, ou “Linguagem de Consulta Estruturada”) pode ser de duas maneiras distintas, a escalabilidade vertical e a escalabilidade horizontal. A escalabilidade vertical é você conseguir aumentar a capacidade do banco de dados apenas aumentando a capacidade e potencia do seu hardware, sem se preocupar com o funcionamento da linguagem, você apenas coloca mais potência (por exemplo: Aumentando a quantidade de memória, novos processadores) e o funcionamento se manterá normalmente. Já a escalabilidade horizontal é você colocar outras máquinas, no caso outros servidores, por exemplo, você tem o banco de dados em apenas um servidor, porém esse servidor já está chegando no limite das suas capacidades, então você compra mais dois servidores e faz com que os três agora trabalhem em conjunto dividindo a carga de trabalho. Ambos os tipos de escalabilidade o SQL dá suporte muito bem.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software