Ao fim do curso me deparo com três dúvidas específicas acerca da arquitetura CSS em projetos de desenvolvimento web:
- Escalabilidade - Percebi que em um projeto de landing page simples foram criados e importados dezenas de arquivos .css, então me pergunto o quão escalável seria este modelo. Pensando em um projeto de maior porte que possua algo como por exempo uns mil "atomos", não seria igualmente compliado realizar uma navegação dezenas de arquivos .css distribuidos ao longo de centenas de diretórios?
- Número de requests - Outro questionamento que me veio à mente diz respeito à performance. A questão é que o protocolo HTTP funciona através de requests e responses, e usualmente o navegador irá fazer um request individual para cada link externo referenciado no projeto. Então não seria de alguma forma prejudicial em termos de performance realizar 50 requests apenas para a definição de estilo? Não seria melhor por exemplo utilizar esta arquitatura para arquivos .sass ou .scss e então compilar tudo em um único arquivo .css usado em todo o projeto?
- Múltiplas páginas - Um ultimo questionamento foi acerca de um sistema com múltiples páginas. Por exemplo, no projeto do curso havia apenas uma única página e a estrutura de estilo já ficou bem grande. Como seria a arquitetura de projeto em caso de múltiplas páginas? Seriam criados um diretório para cada página web dentro do css/? E como seriam organizados os estilos compartilhados entre páginas (a barra de navegação ou o rodapé por exemplo)?