1
resposta

erros de comandos no prompt de comando !!

boa tarde estou executando o seguinte comando no prompt de comando nslookup www.alura.com.br estou recebendo a seguinte mensagem ......*** menuvivofibra nao encontrou www.alura.com.br alguém consegue me explicar?? explo; c;\users***>nslookup www.alura.com.br

1 resposta

Olá! Tudo bem?

A mensagem que você está recebendo indica que o servidor DNS que você está usando (provavelmente o servidor padrão configurado pelo seu provedor de internet, no caso, Vivo Fibra) não conseguiu encontrar o endereço IP associado ao nome de domínio www.alura.com.br.

Isso pode acontecer por vários motivos. Um deles pode ser que o servidor DNS esteja temporariamente indisponível ou enfrentando problemas. Outra possibilidade é que possa haver algum problema com a sua conexão de internet ou configurações de rede.

Uma maneira de tentar resolver isso é alterar o servidor DNS usado pelo seu computador. Por exemplo, você pode tentar usar o servidor DNS do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou do Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1). Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso no Windows:

  1. Abra o Painel de Controle do seu computador.
  2. Clique em "Rede e Internet" e depois em "Central de Rede e Compartilhamento".
  3. Clique na sua conexão (como "Conexão de Rede sem Fio" ou "Conexão de Área Local").
  4. Clique em "Propriedades".
  5. Selecione "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e clique em "Propriedades".
  6. Selecione "Usar os seguintes endereços de servidor DNS" e insira o endereço do servidor DNS que você deseja usar (por exemplo, 8.8.8.8 para o servidor DNS primário e 8.8.4.4 para o servidor DNS secundário, se você está usando o servidor DNS do Google).
  7. Clique em "OK" para salvar as alterações.

Depois de fazer isso, tente executar o comando nslookup novamente para ver se o problema foi resolvido.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software