Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Error with pre-create check:

Bom dia,

Estou tentando usar o comando abaixo porém não funciona.

docker-machine create -d virtualbox vm1

É apresentado o seguinte erro:

Error with pre-create check: "VBoxManage not found. Make sure VirtualBox is installed and VBoxManage is in the path"

Tenho algumas particularidades, estou usando uma maquina vagrant, bionic ubuntu 18.04 e nela foi instalado o docker, docker-machine e virtual box.

Script vagrant:

Vagrant.configure("2") do |config|
  config.vm.box = "ubuntu/bionic64"

config.vm.define "dockerhost" do |dockerhost|
    dockerhost.vm.network "forwarded_port", guest: 5432, host: 5432
    dockerhost.vm.network "forwarded_port", guest: 8080, host: 32769
    dockerhost.vm.network "forwarded_port", guest: 80 ,    host: 88

dockerhost.vm.network "public_network"
    dockerhost.vm.provider "virtualbox" do |vb|
        vb.memory = 1024
        vb.cpus = 2
        vb.name = "dockerhost"
    end

dockerhost.vm.provision "shell", 
        inline: "apt-get update && apt-get install -y docker.io"
  end

end

já fiz diversas pesquisas e não obtive sucesso, se alguem souber, obrigado.

PS: Fiquei com duvida se numa maquina virtual Linux eu posso instalar o virtualbox.

3 respostas

Olá Leonardo, tudo bem? Não bem entendi o seu cenário, qual dois cenários abaxio é o seu:

1 - Você tem uma máquina virtual rodando na sua máquina física e dentro dessa máquina virtual você instalou o docker e o docker-machine e o VirtualBox também é isso?

2 - Ou você está realmente com o Linux Ubuntu 18.04 na sua máquina física? E instalou o docker e o docker-machine e o VirtualBox foi isso?

Se for o caso primeiro cenário que descrevi, você vai precisar utilizar um recurso chamado "paravirtualização", seu problema pode ser semelhante a esse outro tópico aqui, que era relacionado ao vagrant.

Fala pra gente mais detalhes sobre o cenário, assim posso dar uma resposta mais precisa!

solução!

Olá Leonardo. Tudo bem?

O problema nesse caso é que você está tentando fazer uma virtualização aninhada. Isso infelizmente não é suportado até o momento.

Certo,

Minha situação é a primeira relatada. Vou seguir por outros caminhos e criar um dual boot.

Obrigado.