Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

ERROR! We were unable to read either as JSON nor YAML, these are the errors we got from each: JSON: Expecting value: line 1 column 1 (char 0)

Erro na execução do comando 'ansible-playbook playbook.yml -u ubuntu --private-key ec2-oregon.pem -i houts.yml'

Já consultei no google, verifiquei em fóruns e nada, estou parado nessa parte sem conseguir progredir, alguém pode me ajudar, até outro fórum mas não ajudou muito, segue meu arquivo playbook.yml atual:

- hosts: terraform-ansible
  tasks:
        - name: Instalando o python3 e virtualenv
             apt:
             pkg:
               - python3
               - virtualenv
           update_cache: yes
           become: yes
        - name: Instalando dependencias com pip Django e DjangoRest
           pip:
           virtualenv: /home/ubuntu/tcc/venv
           name:
             - django
             - djangorestframework

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas
solução!

Oii, Karlo, tudo certo por aí?

A indentação do seu código parece estar errada.

O YAML é sensível à indentação. Portanto, é importante manter indentado do jeito certo.

Ficaria deste modo:

- hosts: terraform-ansible
  tasks:
    - name: Instalando o python3 e virtualenv
      apt:
        pkg:
          - python3
          - virtualenv
        update_cache: yes
        become: yes
    - name: Instalando dependencias com pip Django e DjangoRest
      pip:
        virtualenv: /home/ubuntu/tcc/venv
        name:
          - django
          - djangorestframework

No seu código o módulo apt é usado para baixar os pacotes e o pkg pra especificar quais pacotes serão baixados. Então, de acordo com a indentação que o YAML recebe, é importante que você demonstre que o pkg está dentro do apt. :)

Se a dúvida persistir, estamos aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Maria, deu certo, eu tentei de várias formas, já estava frustrado com a situação pois não estava dando certo, executou mas deu outro erro, estou tentando resolver.

[WARNING]: Invalid characters were found in group names but not replaced, use -vvvv to see details

PLAY [terraform-ansible] *********************************************************************************************** TASK [Gathering Facts] ************************************************************************************************* ok: [35.94.149.57]

TASK [Instalando o python3 e virtualenv] ******************************************************************************* fatal: [35.94.149.57]: FAILED! => {"changed": false, "msg": "Unsupported parameters for (apt) module: become. Supported parameters include: allow_change_held_packages, allow_downgrade, allow_unauthenticated, autoclean, autoremove, cache_valid_time, clean, deb, default_release, dpkg_options, fail_on_autoremove, force, force_apt_get, install_recommends, lock_timeout, only_upgrade, package, policy_rc_d, purge, state, update_cache, update_cache_retries, update_cache_retry_max_delay, upgrade (allow-downgrade, allow-downgrades, allow-unauthenticated, allow_downgrades, default-release, install-recommends, name, pkg, update-cache)."}

PLAY RECAP ************************************************************************************************************* 35.94.149.57 : ok=1 changed=0 unreachable=0 failed=1 skipped=0 rescued=0 ignored=0

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Karlo! Que bom que já deu uma ajudada.

Agora o erro foi meu: a indentação estava errada com o become. Do jeito que estava, parecia que era um parâmetro do apt, mas não é. O código ficaria assim:

- hosts: terraform-ansible
  tasks:
    - name: Instalando o python3 e virtualenv
      apt:
        pkg:
          - python3
          - virtualenv
        update_cache: yes
      become: yes
    - name: Instalando dependencias com pip Django e DjangoRest
      pip:
        virtualenv: /home/ubuntu/tcc/venv
        name:
          - django
          - djangorestframework

Peço desculpas pela falta de atenção. Se ainda não funcionar, pode me dar um retorno ou abrir um outro tópico, tá bem?

Abraços!

Resolvido, eu consegui antes de você me mandar a reposta, mas me ajudou demais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software