8
respostas

Error no JAVAC PROGRAMA.JAVA

Boa tarde, encontro erro nos comandos. Eu coloco exatamente o que o professor pede e mesmo assim, persistem o erro. MEU PROGRAMA PELO TXT

public class Programa {
    public static void main(string[] args) {

system.out.println("Ola Mundo!");
    }
}

agora no CMD WINDOWS

C:\java-code>type Programa.java
public class Programa {

}
}
C:\java-code>javac Programa.java
Programa.java:2: error: cannot find symbol
                            ^
  symbol:   class string
Programa.java:4: error: package system does not exist
              ^
2 errors

^
              ^
2 errors

^
              ^
2 errors

C:\java-code>java Programa
Error: Could not find or load main class Programa
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Programa
8 respostas

Olá Laíza! Tudo bem?

Testei o código que estava utilizando, e consegui descobrir porque não compilava...

Perceba que temos public static void main(string[] args) no lugar de public static void main(String[] args)... É uma pequena diferença, mas perçeba que o S maiúsculo ou minúsculo faz toda diferença no Java.

Em outra parte do código temos system.out.println no lugar de System.out.println, onde mais uma vez, foi apenas uma questão de letras minúsculas no lugar de letras maiúsculas.

Mais a frente você vai perceber que existe um motivo para o Java se importar tanto com essas letras, e não aceitar que sejam minúsculas.

Vou deixar aqui o código corrigido para você testar, ok?

public class Programa {
    public static void main(String[] args) {

System.out.println("Ola Mundo!");
    }
}

A explicação foi clara?

Se ainda tiver dúvidas em algo, é só falar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Boa noite,

Minha dúvida é a mesma, eu copiei exatamente o código do professor e o acima de vocês, abri o cmd e vejam o erro que dá:

Error: Could not find or load main class Programa Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Programa

Java é case-sensitive, põe string com S em maiusculo

Denise

vc usou o comando javac Programa.java antes de rodar java Programa

??

Usei, fiz vários testes e não consegui achar o erro. Não consigo entender pq não roda.

Eu consegui até type Programa.java

Quando cou um dir, no vído do professor fica 2 arquivos e 2 arquivos, no meu fica 1 arquivo e 2 arquivos, o problema que enfrento é quando partimos pro javac:

Meu cmd:

Pasta de C:\java\java-codigo

24/09/2021 10:18

. 24/09/2021 10:18 .. 24/09/2021 10:29 123 Programa.java 1 arquivo(s) 123 bytes 2 pasta(s) 290.437.578.752 bytes disponíveis
CMD do professor:

Pasta de C:\java\java-codigo

24/09/2021 10:18

. 24/09/2021 10:18 .. 24/09/2021 10:29 123 Programa.java 2 arquivo(s) 123 bytes 2 pasta(s) 290.437.578.752 bytes disponíveis
Aí quando dou: C:\java\java-codigo>javac Programa.java
Está dando essa mensagem:

'javac' não é reconhecido como um comando interno

ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Olá, Denise! As razões que vejo para este teu último problema são que ou você não instalou a JDK, apenas a JRE; ou o PATH da JAVA_HOME que você configurou nas variáveis de ambiente do seu Windows está apontando para o diretório da JRE, em vez do JDK. Por essa razão você consegue executar o comando java mas não o javac Recomendo conferir novamente o passo a passo da https://cursos.alura.com.br/course/java-primeiros-passos/task/29328 para certificar-se de que está tudo certo com sua instalação da JDK e configuração da JAVA_HOME Em última instância você pode tentar rodar o comando set path=C:\Program Files\Java\DIRETORIO_JDK\bin em seu terminal, onde DIRETORIO_JDK refere-se ao nome específico da pasta da versão da JDK que você instalou.

Comando para compilar nao foi reconhecido, vc nao deve ter o JDK na máquina, oq leva a dar uma olhada na variavel de ambiente no windows