Boa noite! tentei fazer a instalação do oracle XE 21C, mas por alguma razão não conclui, ja liberei firewall e nada alguem pode me ajudar?
Boa noite! tentei fazer a instalação do oracle XE 21C, mas por alguma razão não conclui, ja liberei firewall e nada alguem pode me ajudar?
Oi Kaio! Espero que você esteja bem.
A instalação do Oracle pode ser complicada, mesmo. Os erros e conflitos são bem comuns, você não está sozinho nessa.
Quando a instalação dá algum erro na primeira vez (que pode ser por alguma falha do servidor no momento, queda de internet ou energia, etc.), gera alguns arquivos que podem ser a causa do erro nas próximas tentativas, por gerarem um conflito. Por isso, é importante retirar os resquícios da instalação anterior antes de repetir o processo, com firewall e antivírus desativados. Sugiro que você siga as orientações desse tópico para tirar os resquícios da tentativa da instalação da sua máquina.
Então, desative novamente o firewall e antivírus, caso tenha. E lembre-se de realizar a instalação com privilégios de administrador, isso é super importante.
Caso nessa próxima tentativa ainda não resolva, me responda as seguintes perguntas para que a gente possa investigar melhor:
Aguardo, Kaio. E fico na torcida para que se resolva rapidamente e você possa prosseguir com seus estudos o quanto antes.
Abraços.
Pessoal,
Tive muitos problemas para instalar e configurar o Oracle Xe e acessar com o IDE Sql Developer, então queria compartilhar com todos, espero que ajude, eu procurei muita coisa na internet e não encontrei e um tópico que eu vi aqui de 2021 no fim das constras mesmo com as instruções o cara não respondeu no final se deu certo ou não, eu ia responder no tópico dele, porém como era antigo, mas o problema ainda acontece estou criando esse tópico novo esperar que possa ajudar alguém.
Primeiro como a falaram aqui no fórum (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-fazer-conexao-no-sqldeveloper-147407) eu desinstalei todos tudo que tinha de Oracle da primeira tentativa, mas não funcionou. ( Acessem esse fórum e sigam todas as instruções só pra garantir, ainda mais pra quem tentou instalar e desinstalar várias vezes e não rolou).
Eu também desinstalei outras aplicações de bancos que eu tinha de outros cursos para garantir, mas acho mesmo que o deu certo, foi o fato ter realizado o seguinte processo:
1 - Após instalar o Oracle Xe você deve acessar o SQL Plus e digitar "SYS AS SYSDBA" dar "Enter" e então entrar com a senha que você criou no inicio da instalação; Essa primeira parte é essencial para você ter certeza que sua senha está correta, se não der certo é porque deu problema na senha;
2 - Você tem que acessar o ser arquivo "listener.ora" que deve ficar num caminho com com esse pra você: "C:\app\Maelson\product\21c\homes\OraDB21Home1\network\admin" neste caminho você vai encontrar o seguinte:
LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )
No meu caso o grande problema eu acho que era por que no HOST estava com o nome do meu IP e como ele é dinâmico, assim que mudava apresentava o erro, nesse caso o ideial é deixar assim mesmo como (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521));
Você terá que realizar o mesmo processo no arquivo "tnsnames.ora" da mesma pasta, porém note que abaixo você terá que realizar a alteração do endereço do host em dois lugares:
XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )
LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))
Após realizar esse processo, escreve services ou serviços no pesquisa do windows para abrir a lista de serviços, localize os três serviços oracle
OracleServiceXE OracleOraDB21Home1TNSListener OracleOraDB21Home1TNSListener
Reinicie todos eles, ou se estiver alguma que está desligado dê o start;
Após esse processo testa realizar uma nova conexão, na que você está ou criei uma nova, é importa preencher da seguinte forma:
Nome do usuário: sys atribuição: SYSDBA Senha: ( Senha que você criou no inicio e que foi testada na SQL PLUS);
Tipo de Conexão : Básico
Nome do host : localhost Porta: 1521 SID: xe
Provalmente quando você testar a conexao a primeira vez vai apresentar o mesmo erro, porém feche tudo e abra novamente o sqldeveloper e testar novamente a conexão com essas configurações acima é sucesso!
O meu não funciou a primeira vez então não de sistema, sempre bom reeniciar a máquina sempre que possível para se livrar de qualquer cache;
Não sei se podemos compartilhar os links dos vídeos que me ajudaram, mas foram esses dois: