Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Error na instalaçao do oracle XE 21c

Boa noite! tentei fazer a instalação do oracle XE 21C, mas por alguma razão não conclui, ja liberei firewall e nada alguem pode me ajudar?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi Kaio! Espero que você esteja bem.

A instalação do Oracle pode ser complicada, mesmo. Os erros e conflitos são bem comuns, você não está sozinho nessa.

Quando a instalação dá algum erro na primeira vez (que pode ser por alguma falha do servidor no momento, queda de internet ou energia, etc.), gera alguns arquivos que podem ser a causa do erro nas próximas tentativas, por gerarem um conflito. Por isso, é importante retirar os resquícios da instalação anterior antes de repetir o processo, com firewall e antivírus desativados. Sugiro que você siga as orientações desse tópico para tirar os resquícios da tentativa da instalação da sua máquina.

Então, desative novamente o firewall e antivírus, caso tenha. E lembre-se de realizar a instalação com privilégios de administrador, isso é super importante.

Caso nessa próxima tentativa ainda não resolva, me responda as seguintes perguntas para que a gente possa investigar melhor:

1. Você já teve ou tem algum banco de dados instalado no seu computador? Inclusive outras versões da Oracle.
  2. Qual seu sistema operacional? Você sabe se há alguma atualização pendente?
  3. Você recebe alguma mensagem indicando erro ou "revertendo ação" ou apenas essa tela final? Seria interessante saber em qual momento da instalação o erro aconteceu, para mapearmos a raiz do problema.

Aguardo, Kaio. E fico na torcida para que se resolva rapidamente e você possa prosseguir com seus estudos o quanto antes.

Abraços.

Pessoal,

Tive muitos problemas para instalar e configurar o Oracle Xe e acessar com o IDE Sql Developer, então queria compartilhar com todos, espero que ajude, eu procurei muita coisa na internet e não encontrei e um tópico que eu vi aqui de 2021 no fim das constras mesmo com as instruções o cara não respondeu no final se deu certo ou não, eu ia responder no tópico dele, porém como era antigo, mas o problema ainda acontece estou criando esse tópico novo esperar que possa ajudar alguém.

Primeiro como a falaram aqui no fórum (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-fazer-conexao-no-sqldeveloper-147407) eu desinstalei todos tudo que tinha de Oracle da primeira tentativa, mas não funcionou. ( Acessem esse fórum e sigam todas as instruções só pra garantir, ainda mais pra quem tentou instalar e desinstalar várias vezes e não rolou).

Eu também desinstalei outras aplicações de bancos que eu tinha de outros cursos para garantir, mas acho mesmo que o deu certo, foi o fato ter realizado o seguinte processo:

1 - Após instalar o Oracle Xe você deve acessar o SQL Plus e digitar "SYS AS SYSDBA" dar "Enter" e então entrar com a senha que você criou no inicio da instalação; Essa primeira parte é essencial para você ter certeza que sua senha está correta, se não der certo é porque deu problema na senha;

2 - Você tem que acessar o ser arquivo "listener.ora" que deve ficar num caminho com com esse pra você: "C:\app\Maelson\product\21c\homes\OraDB21Home1\network\admin" neste caminho você vai encontrar o seguinte:

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )

No meu caso o grande problema eu acho que era por que no HOST estava com o nome do meu IP e como ele é dinâmico, assim que mudava apresentava o erro, nesse caso o ideial é deixar assim mesmo como (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521));

Você terá que realizar o mesmo processo no arquivo "tnsnames.ora" da mesma pasta, porém note que abaixo você terá que realizar a alteração do endereço do host em dois lugares:

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))

Após realizar esse processo, escreve services ou serviços no pesquisa do windows para abrir a lista de serviços, localize os três serviços oracle

OracleServiceXE OracleOraDB21Home1TNSListener OracleOraDB21Home1TNSListener

Reinicie todos eles, ou se estiver alguma que está desligado dê o start;

Após esse processo testa realizar uma nova conexão, na que você está ou criei uma nova, é importa preencher da seguinte forma:

Nome do usuário: sys atribuição: SYSDBA Senha: ( Senha que você criou no inicio e que foi testada na SQL PLUS);

Tipo de Conexão : Básico

Nome do host : localhost Porta: 1521 SID: xe

Provalmente quando você testar a conexao a primeira vez vai apresentar o mesmo erro, porém feche tudo e abra novamente o sqldeveloper e testar novamente a conexão com essas configurações acima é sucesso!

O meu não funciou a primeira vez então não de sistema, sempre bom reeniciar a máquina sempre que possível para se livrar de qualquer cache;

Não sei se podemos compartilhar os links dos vídeos que me ajudaram, mas foram esses dois:

https://www.youtube.com/watch?v=FHLH42OVjAs

https://www.youtube.com/watch?v=Uj7ZMX_tY4E