5
respostas

ERROR: '$' is not defined. [no-undef]

Meu código do nada começou a dar esse erro:

Error "$" is not defined. [no-undef]

Eu não havia feito alteração. Apenas fechei o projeto que estava desenvolvendo, e quando abri outra vez, esses erros começaram a aparecer...

Estou usando o Brackets para codificar e incluindo normalmente o jQuery no arquivo .html, como mostrado na aula:

<script src="js/jquery.js"></script>
5 respostas

A página funciona normalmente, parece ser um erro do brackets. Tentei reinstalar e continuou aparecendo

Provavelmente não encontrou o jQuery. Verifique se de fato está apontando para o arquivo. Realize um teste incorporando o jQuery externo, só para desencargo de consciência.

Poste a sequência dos seus scripts incluídos no arquivo.html. Exemplo:

    </div>

    <script src="js/jquery.js"></script>
    <script src="js/main.js"></script>

</body>
</html>

E sua estrutura de pastas:

estrutura de pastas

Tem 3 possíveis erros ai:

1° Você inverteu a estrutura e colocou o main.js primeiro, assim:

 <script src="js/main.js"></script>
 <script src="js/jquery.js"></script>

2° Você pode ter mudado o arquivo jquery.js de lugarem suas pastas.

3° Você por acidente excluiu a função seletora do jquery -> $, no arquivo jquery.js

OBS: o 3° É MUITO DIFÍCIL acontecer, mas.. sei la né.. tem que analisar todas as possibilidades.

Não deu certo incorporar o jQuery externamente.

Sequência de inclusão de scripts

</div>
    <script src="js/jquery.js"></script>
    <script src="js/main.js"></script>
</body>
</html>

Não consegui incluir uma imagem com a estrutura das pastas como você fez, mas também está idêntica à sua.

O Backets fala desse erro, mas a página parece funcionar normalmente no navegador. Se eu tivesse acidentalmente apagado algo do arquivo jquery.js eu imagino que não funcionaria. Não faz sentido...

No Atom o mesmo projeto funciona normalmente e sem reclamar do erro.

A meu ver a única possibilidade é algum problema do Brackets... Tentei desinstalar e instalar de novo, mas continua o erro. Acho que o jeito vai ser desistir de usar o Brackets mesmo

O Backets fala desse erro, mas a página parece funcionar normalmente no navegador. Se eu tivesse acidentalmente apagado algo do arquivo jquery.js eu imagino que não funcionaria. Não faz sentido...

A.... o brackets por padrão vem com o JSLint que reporta alguns "erros" que ele não espera no seu JS, eu não pesquisei sobre esse JSLint pra saber como ele funciona a fundo, mas eu o ignoro, verifico meus erros pelo console do navegador.

Se você quiser desativar ele vai em File>Extension Manager...>Default Digita na barrinha de pesquisa JSLint e clica em disable , depois clica em close e dps vai pedir pra reiniciar o brackets pra atualizar.

OBS: isso não é um problema do brackets, é apenas uma extensão que vem por padrão nele, link sobre o JSLint