Decidi recomeçar do completo zero a aula. Para isso executei o comando no terminal "$ docker stop $(docker container ls -q)" , e em seguida o comando "$ docker system prune -af" para apagar todas as imagens e containers existentes no meu docker.
Após isso, recriei a imagem 1.0:
"$ docker build -t moysato/app-node:1.0 ."
em sequência conforme a aula, as imagens 1.1 e 1.2.
Porém mesmo realizando os comandos no "Dockerfile":
FROM node:14
WORKDIR /app-node
ARG PORT_BUILD=6000
ENV PORT=$PORT_BUILD
EXPOSE $PORT_BUILD
COPY . .
RUN npm install
ENTRYPOINT npm start
e ao executar o comando: "$ docker run -p 9090:6000 -d moysato/app-node:1.2" e tentar visualizar no navegados Firefox, ainda continua sem acessar a imagem localmente apontado para porta 9090.
Então acreditei ser algum problema do comando executado no "Dockerfile" para isso com ajuda de um amigo programador, baixei a extenção "docker" no VS Code, e visualizando o Logs mostra nas mensagens "Executing task: docker logs o id da imagem que eu executei no terminal e em seguida o "Server is listening on port 3000". Indicando que a imagem está sendo executado na porta 3000 e não 6000. Por isso a página "Eu amo Docker!" não aparece no navegador.
Então verificando o index.js da pasta "app-exemplo" disponibilizado para download na aula, foi verificado que na parte inferior do arquivo tem um comando na parte inferior:
app.listen("3000", ()=>{
console.log("Server is listening on port 3000")
})
que pode estar impactando na execução do "docker run -p 9090:6000 -d moysato/app-node:1.2", o que poderia ser feito nesse caso?
Agora nessa mesma imagem se eu executar o comando pontuando a porta 9090 para 3000 "$ docker run -p 9090:3000 -d moysato/app-node:1
.2", a imagem abre no navegador normal: