Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Error creating machine: Error in driver during machine creation: Error setting up host only network on machine start: /usr/bin/VBoxManage hostonlyif ipconfig vboxnet0

Pessoal,

Tive esse problema abaixo para criar a vm1 do Curso - Docker Swarm.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Rodo um Ubuntu 22.04 dentro de uma VM Player.

Instalei os aplicativos conforme a documentação da docker.

Instalei o virtualbox com o ap-get install virtualbox

docker-machine: https://github.com/docker/machine/releases

Como posso resolver?

3 respostas
solução!

Olá Denis,

Parceiro, eu tb tomei mto erro com relação ao docker-machine no MacOS e percebi que estava perdendo tempo demais com algo fora do foco do curso. Acabei indo para o Vagrant uma vez que já tinha passado pelo curso aqui mesmo da Alura e segui o baile. Vi num outro tópico o pessoal comentando sobre a dificuldade com o docker-machine e penso se vale a pena gastar ficha com ele, visto q o mesmo já foi descontinuado. Espero que consiga seguir aí.

Abs

Valeu Hugo!

Acabei seguindo pelo Windows mesmo pra ganhar tempo e já estou finalizando.

Obrigado pelo retorno!

para quem esta tentando resolver o problema achei isso no stackoverflow solucionando o problema estou disponibilizando o link e o passo a passo https://stackoverflow.com/questions/70281938/docker-machine-unable-to-create-a-machine-on-macos-vboxmanage-returning-e-acces

  • 1- procure a maquina usando docker-machine ls
  • 1.5- remova ela docker-machine rm -y <machineName>
  • 2- busque os adaptadores de rede VBoxManage list hostonlyifs
  • 2.5- remova ele VBoxManage hostonlyif remove <networkName>
  • 3- cria uma pasta vbox no diretorio etc usando sudo mkdir
  • 4- dentro da pasta vbox crie o arquivo networks.conf: sudo touch networks.conf
  • 5-dentro do arquivo coloque a linha abaixo
* 0.0.0.0/0 ::/0
  • 6- crie a maquina virtual docker-machine create -d virtualbox <machineName>
  • 7- rode o comando eval $(docker-machine env <machineName>) para configurar o shell

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software