1
resposta

ERROR - Could not set the project description for 'gerenciador' because the project description file (.project) is out of sync with the file system.

Could not set the project description for 'gerenciador' because the project description file (.project) is out of sync with the file system. 
Could not set the project description for 'gerenciador' because the project description file (.project) is out of sync with the file system.

Sempre que clico em Finish para criar o dynamic web project, o eclipse acusa esse erro, alguma orientação? O projeto é criado mas sem os arquivos e pastas que deveria ter.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá João, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Esse erro ocorre quando o arquivo de descrição do projeto (.project) está desatualizado em relação ao sistema de arquivos ou corrompido. Uma solução para esse problema é atualizar o projeto no Eclipse. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  • No canto esquerdo da tela, na aba Project explorer, clique com o botão direito do mouse no projeto gerenciador e selecione a opção Refresh (Atualizar)
  • Após isto, selecione o projeto e clique no menu "Project" (Projeto) na barra de menu (parte superior da tela)
  • Clique na opção "Clean..." (Limpar...), na janela que será aberta, desmarque a opção Clean all projects e selecione o projeto gerenciador
  • Clique em "OK" para confirmar a limpeza do projeto

Após seguir estes passos, tente criar o projeto novamente e verifique se o obterá sucesso na criação do projeto.

Caso o erro permaneça sendo apresentado, outra alternativa será realizar o download e instalação para nova versão do Eclipse, basta clicar no seguinte link para realizar o download. Após a instalação, realize uma nova tentativa de criação do projeto.

Gostaria de informar que o curso "Java Servlet: programação web Java" passou por atualizações, ganhando uma nova versão, nesta versão é utilizado a IDE IntelliJ e o framework Spring para criar uma aplicação web utilizando métodos e bibliotecas atualizadas e seguindo os padrões atuais do mercado. Neste curso você aprenderá a criar uma aplicação com Spring Boot, entender como funciona o Maven em uma aplicação Java, implementar um CRUD em uma aplicação Web, entre muitos outros conceitos. Para conhecer este novo curso, basta acessar o seguinte link:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software