1
resposta

Error: Could not find or load main class

Pessoal, estou este erro em alguns projetos. Quando vou executar o código, o sistema retorna esta mensagem:

Error: Could not find or load main class

Caused by: java.lang.ClassNotFoundException:

Não coloquei o nome da classe aqui porque este mesmo erro ocorreu em outros códigos.

Quando executo o código pelo terminal, funciona normal, mas pelo IntelliJ, não.

Alguém pode me ajudar, por favor?

1 resposta

Oi Douglas! Tudo bem?

Deve ser alguma configuração do seu Intellij que não está funcionando. Peço que vá em duas configurações:

  1. No canto superior esquerdo, vá em File> Project Structure > Project e veja se tem algum SDK definido. Se não tiver, selecione a pasta onde seu Java está baixado, mais especificamente a JDK. Geralmente fica em Arquivos de Programas > Java. No meu caso, está assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade 2. Na parte superior direita, onde rodamos os projetos, verifica se a classe que está tentando rodar é uma classe com método main(). Caso seja, clique na setinha para baixo e vá em "Edit configurations":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pode ser que esteja aparecendo "Current file", como no meu caso, ou o nome específico da classe. Se estiver como current file, quando clicar em "Edit Configurations, vai abrir a tela:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aí, você deve criar uma nova configuração, selecionando "Add new">"Application" e modificando as configurações. Em "name", você deve dar um nome para a execução, que pode ser o nome da classe, por exemplo. Na parte de Build and Run, verifique se a sua versão do Java está corretamente selecionada, e na parte de "Main class", clique no ícone à esquerda para selecionar a classe do projeto que você quer rodar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se já estiver com um nome configurado, você pode só verificar essa parte da versão (se é a mesma configurada na sua máquina).

Espero ter ajudado! Qualquer coisa, estou por aqui.

Abraços e bons estudos!