Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Error:Cause: org/jetbrains/plugins/gradle/tooling/ModelBuilderService

Instalei a nova versão do Android Studio, fui criar o projeto proposto no curso, mas quando carrega o projeto, o programa não me dá opção de rodar a aplicação, como propõe o professor, o botão "Run app" não está ativo, e na janela "Messages Gradle Sync" aparece o erro: "Error:Cause: org/jetbrains/plugins/gradle/tooling/ModelBuilderService", e no "Event Log" aparece o seguinte: "Gradle sync failed: Cause: org.jetbrains.plugins.gradle.tooling.ModelBuilderService Consult IDE log for more details (Help | Show Log)", não sei como resolver, não encontrei uma resposta válida na net. Agradeço a ajuda que me for prestada.

11 respostas

Jorge, tudo bem ?

Cara geralmente ele aparece um links para você atualizar e sincronizar o projeto.

Você chegou a fazer alguma coisa desse tipo ?

Sim, mas sempre dá erro de atualizar o Gradle. Sempre retornam o mesmo erro. Entra num loop.

Consegue mandar um print do que está rolando ai ?

Assim que possível eu postarei, obrigado pela atenção. Não estou na máquina do projeto.

Fico no aguardo para poder te ajudar :D

Olá Matheus, não consegui colar os prints mas segue as mensagens na íntegra (se você puder me mandar seu e-mail eu mando por lá). Em fim, essa mensagem que digitarei abaixo aparece logo depois do projeto carregar ao abrir o Android estúdio, lá em baixo em "Messages Gradle Sync", aparece o seguinte:

Error:Unable to load class 'org.jetbrains.plugins.gradle.tooling.ModelBuilderService'. Possible causes for this unexpected error include: Gradle's dependency cache may be corrupt (this sometimes occurs after a network connection timeout.) Re-download dependencies and sync project (requires network) The state of a Gradle build process (daemon) may be corrupt. Stopping all Gradle daemons may solve this problem. Stop Gradle build processes Your project may be using a third-party plugin which is not compatible with the other plugins in the project or the version of Gradle requested by the project. In the case of corrupt Gradle processes, you can also try closing the IDE and then killing all Java processes.

Tentei seguir as sugestões do programa mas quando clico em "Re-download dependencies...", aparece: "Gradle 'Agenda' project refresh failed" "Error:Cause: org/jetbrains/plugins/gradle/tooling/ModelBuilderService"

e em "Stop Gradle build..." a mesma coisa que o de cima.

Em uma janela ao lado com o nome de "Event log", aparece o seguinte:

"26/06/2017 19:26 Gradle sync started 19:27 Gradle sync failed: Cause: org.jetbrains.plugins.gradle.tooling.ModelBuilderService Consult IDE log for more details (Help | Show Log)"

Jorge,

Basicamente o que rolou ai é que na atualização ele tentou baixar alguma dependencia nova e não conseguiu, ele sugeriu você sincronizar seu gradle novamente.

Alias, qual é seu Sistema Operacional?

Windows 10, mas funcionava perfeitamente na versão anterior do AS e era Windows 10 também. Isso correu logo depois da atualização da nova versão.

solução!

Jorge,

Dei uma pesquisada aqui e vi que isso é um erro corriqueiro no windows :(

Pelo que vi a galera resolve deletando essa pasta : $HOME/.gradle

Ok Matheus, assim que puder irei deletar essa pasta. Valeu. Volterei aqui para dizer se funcionou. Obrigado.

Matheus, você é o cara. Deu certo meu brother. Valeu mesmo. Só para documentar aqui, com o Android Studio fechado, fui em "C:\Users\MeuUsuario.gradle" e apaguei mesmo o ".gradle". Depois disso, reiniciei o Android Studio e automaticamente o Gradle foi recriado resolvendo o problema. Abraço.